Evento realizado na manhã desta quarta-feira foi uma promoção da Câmara Municipal de São Luís, por meio do Departamento de Saúde e Assistência
Texto: Isaías Rocha
Uma manhã descontraída, com muito aprendizado e troca de experiências. Assim foi marcada a roda de conversa realizada nesta quarta-feira, 23, pelo Departamento de Saúde e Assistência, que reuniu servidores de diversos setores da Câmara Municipal de São Luís (CMSL). Com o tema “envelhecimento sobre diversas perceptivas”, o encontro foi intermediado pelos psicólogos e assistentes sociais do Legislativo. Na ocasião, os especialistas aproveitaram o espaço de acolhimento como uma oportunidade de escuta e de fala dos funcionários.
De acordo com o psicólogo Mauro Sérgio Barbosa Brandão Júnior (CRP 22/02929), do Departamento de Recursos Humanos da Casa, a iniciativa teve o objetivo de focar na qualidade de vida do trabalhador. “Esses eventos têm o intuito de promover a saúde, no aspecto emocional, psicológico e físico do servidor. Acredito que iniciativas como essas devem ser tratadas de maneira holística, sempre com foco na qualidade de vida e bem-estar dos servidores”, frisou.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2045, um quarto da população brasileira deverá ter mais de 60 anos. Esses dados, segundo os profissionais da área, reforçam a necessidade de compreender as implicações das mudanças demográficas para que o Estado, a sociedade e a família estejam preparados para essa nova realidade.
“Cada vez mais é necessário discutir a construção e desenvolvimento de políticas públicas que promovam qualidade de vida e que possam permitir que a sociedade entenda o processo de envelhecer de forma mais favorável, benéfica e positiva, desmistificando preconceitos”, completou o psicólogo.
A roda de conversa faz parte de iniciativas que visam promover um debate saudável acerca de temas dentro do ambiente de trabalho. Para a servidora Wanda de Jesus, que integra a equipe do Cerimonial da Câmara, a dinâmica do encontro foi muito interessante, pois a atividade chama os servidores a refletirem sobre o trabalho e sobre a vida pessoal.
“Foi um diálogo acolhedor que nos ajudou a entender sobre envelhecimento. Para mim, foi uma aula de otimismo. O encontro serviu para compreender que a velhice é a fase mais feliz da vida, pois acredito que nada piora com o tempo, só melhora”, ressaltou.
Atividades de cuidados
A ação realizada hoje na Sala Vip da Câmara faz parte de uma série de atividades focadas na promoção da saúde do servidor, tanto a física quanto a mental. Na semana passada, por exemplo, a iniciativa de cuidados visando o bem-estar dos colaboradores ocorreu em uma das áreas externas do Legislativo ludovicense e contou com palestra sobre nutrição, café da manhã, aferição de pressão e teste de glicemia.