O parlamentar falou sobre o legado deixado pelo seu pai na Câmara Municipal e em São Luís
Texto: Mirlene Bezerra
Na sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Octávio Soeiro (Podemos) pediu a palavra para homenagear o ex-vereador Albino Soeiro, seu pai, que completou 64 anos. “Em 23 de agosto de 1959 nascia meu genitor, José Albino Soeiro Silva, lá da cidade de Olinda Nova, na Baixada Maranhense, que muito jovem veio para São Luís para construir a sua vida”, disse o parlamentar, destacando que não poderia deixar de fazer o registro.
Em seu discurso, Octávio lembrou que, de origem humilde, ao chegar na cidade, o jovem Albino foi morar no São Cristóvão, próximo à feira municipal do bairro, que teve seu avô como um de seus fundadores. “Foi com muita luta que se tornou jornalista, formado pela Universidade Federal do Maranhão e sem berço político ou apadrinhamento, chegou a esta Casa em 1997. E, hoje, mesmo diante dos percalços da vida, se mantém firme, celebrando mais um ano de vida”, comemorou o vereador, acrescentando que se sente orgulhoso do legado deixado pelo pai no Legislativo Municipal.
Albino Soeiro
Pai de Octávio, Albino Soeiro ocupou uma cadeira de vereador por vários mandatos. Sua última eleição foi em 2008, ficando entre os 15 dos 21 mais votados com um total de 4.404 votos. Seu último mandato na Câmara foi entre 2009 e 2012, cadeira que foi ocupada depois por sua esposa, Barbara Soeiro. Também atuava como radialista esportivo e foi repórter setorista do Moto Club por um longo período.