A vereadora Concita Pinto (PCdoB) celebrou a aprovação do Projeto de Resolução 04/22, de sua autoria, que criou o Prêmio Maria Firmina dos Reis, uma iniciativa que busca reconhecer e enaltecer as mulheres que brilham na literatura ludovicense e que representam significativamente para a promoção da educação, da alfabetização, dos direitos humanos e na luta contra o racismo.
“Reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres na literatura e na promoção dos direitos humanos é fundamental para celebrar suas contribuições à sociedade e incentivar outros a seguirem seus passos. Espero que o Prêmio Maria Firmina dos Reis continue a destacar os acontecimentos importantes das mulheres em São Luís, incentivando-as a continuar seu trabalho importante na literatura e na defesa dos direitos humanos”, disse Concita Pinto pelas redes sociais
A premiação será entregue anualmente, na semana do dia 11 de março, em homenagem ao nascimento de Maria Firmina dos Reis.
Maria Firmina destacou-se na poesia, prosa ficcional, crônicas e nas charadas. Suas obras mais famosas são o livro “Úrsula” e o conto romancista “A escrava”. No entanto, a vereadora afirmou que a romancista foi invisibilizada por muitos anos, sendo destaque somente nos últimos anos.