Os vereadores Astro de Ogum (PCdoB) e Thyago Freitas (PRD), membro da Comissão de Orçamento da Casa, também participaram da conversa.
Texto: Isaías Rocha
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), recebeu na manhã desta quarta-feira, 30, representantes do Sindicato dos Servidores da Casa (SINDISCAM-SLZ) para dialogar sobre o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, que é uma reivindicação da categoria.
Depois de ouvir atentamente as reivindicações dos representantes dos servidores do Legislativo, Paulo Victor se comprometeu em abrir a mesa de diálogo para buscar a garantia de uma antiga reivindicação da classe.
“A gente tá recebendo aqui o Sindiscam, que é o sindicato dos servidores da Câmara Municipal de São Luís, e nós estamos abrindo diálogo uma mesa de negociação para que possamos conseguir buscar uma valorização a mais do servidor que eles estão pleiteando”, declarou o chefe do Legislativo.
No encontro, o presidente do Sindicato, Mauro Brandão, falou sobre a importância do canal de diálogo aberto com o comando da Casa. “O plano não é apenas um desejo, mas uma necessidade real. Agora com esse canal de diálogo aberto, acredito que juntos vamos fazer acontecer”, frisou.
Além do presidente da Câmara e do grupo de servidores, os vereadores Astro de Ogum (PCdoB) e Thyago Freitas (PRD), membro da Comissão de Orçamento da Casa, também participaram da conversa. O chefe do Legislativo encerrou o encontro prometendo encontrar o melhor caminho para atender as exigências.
“A partir da semana que vem, acredito que vamos encontrar o melhor caminho para que a gente consiga, buscar uma proposta que possa valorizar ainda mais os servidores e essa mensagem é para todos que estão nessa luta”, concluiu.
Plano de cargos
Em junho, por meio da Resolução Administrativa nº 067/23, a Presidência da Casa institui a Comissão Interdisciplinar responsável pelo estudo e elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e recomposição salarial dos servidores do legislativo municipal.
Segundo a Mesa Diretora da Casa Legislativa, essa é a primeira vez que a Câmara inicia um processo de implantação dos planos de cargos e salários dos servidores efetivos no âmbito do órgão.
A comissão é formada por membros da Câmara Municipal lotados na Procuradoria Geral; Controladoria Geral; Secretaria Financeira; Diretoria Administrativa; Recursos Humanos; Mesa Diretora, além de servidores efetivos e regulares.
A comissão tem um prazo de três meses para conclusão dos trabalhos com a apresentação da proposta. O período pode ser prorrogado conforme necessidade da comissão.