Equipamento foi adquirido com recursos de emendas destinados por sete parlamentares ludovicenses
Texto: Isaías Rocha
Vereadores destacaram a importância do novo mamógrafo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís (APAE), adquirido com recursos de emendas de sete dos 31 parlamentares da Câmara Municipal de São Luís.
Por meio de postagens nas redes sociais, discursos na tribuna ou em entrevista à imprensa, os representantes do povo ludovicense falaram da conquista para a entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos, que atua em promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla.
Líder do Governo na Câmara, Daniel Oliveira (PL), um dos que colaboraram com as emendas, lembrou que é um privilégio poder contribuir com a entidade que há anos faz a um trabalho de excelência na capital maranhense.
“Poder contribuir com a APAE que há anos faz a um trabalho de excelência para nossa sociedade é um privilégio. Ações como essa podem sempre contar com o nosso apoio. A parceria com a APAE é exitosa e nosso objetivo é poder sempre auxiliar uma causa tão nobre”, comentou o parlamentar.
Sonho concretizado
Pelas redes sociais, o vereador Raimundo Penha (PDT), que usou a tribuna na sessão ordinária desta segunda-feira, 11, destacou que a aquisição do equipamento era a concretização de um sonho.
“Este é o novo mamógrafo digital da APAE adaptado para pessoas com deficiência. Quero dizer da alegria em ver sendo concretizado o sonho que nós começamos lá no ano passado, no mês de novembro. Hoje, às vésperas do Outubro Rosa, que é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, este equipamento é uma das principais ferramentas de prevenção, de diagnóstico, que pode ajudar a prevenir”, frisou em um vídeo disponível em suas plataformas.
Avanço significativo
A APAE de São Luís tem desempenhado um papel vital na comunidade, oferecendo serviços de excelência na área de saúde. A aquisição do Mamógrafo e do Raio-X digital faz parte do Projeto de Atualização do Parque Tecnológico da entidade e representa um avanço significativo na capacidade da instituição de atender às necessidades da população, especialmente daqueles que mais necessitam.
Quem contribuiu?
Além de Daniel Oliveira e Raimundo Penha, também contribuíram com destinação de emendas parlamentares os vereadores Karla Sarney (PSD), Octavio Soeiro (Podemos), Ribeiro Neto (Cidadania), Silvana Noely (Mais Brasil) e Osmar Filho (PDT), que atualmente é deputado estadual. Todos eles foram homenageados pela instituição.
Resposta aos desafios
A presidente da APAE, Arionildes da Silva e Silva, agradeceu a destinação dos recursos, que somados chegaram ao valor de R$ 1 milhão. De acordo com ela, a iniciativa surge em resposta aos desafios da crescente demanda e à necessidade de acompanhar a evolução tecnológica para garantir serviços de excelência.
“Os principais objetivos incluem aprimorar a qualidade dos exames com investimentos em equipamentos avançados, reduzir os tempos de espera para atendimento, capacitar a equipe profissional e buscar parcerias e investimentos de entidades federais, estaduais e municipais, bem como instituições privadas”, afirmou.