Parlamentar também falou da Av. São Luís Rei de França
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Marcial Lima (Podemos) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão ordinária desta terça-feira (03), para denunciar o abandono da Praça Deodoro, da Av. São Luís Rei de França e outras localidades da capital maranhense. “Os assuntos que trago aqui hoje, todos têm relação com a infraestrutura da nossa cidade. Eu, como vereador, cumpro meu dever, que é denunciar, chamar a atenção e cobrar. E quem deve tomar uma providência, neste caso, é a Prefeitura de São Luís”, destacou.
O vereador chamou a atenção para a situação de abandono em que se encontra a Praça Deodoro e seu entorno, que tendo passado em 2018 por uma completa obra de revitalização promovida pelo IPHAN, padece atualmente pela falta de manutenção e segurança.
“Infelizmente, a Praça Deodoro virou uma Cracolândia, tomada pelo tráfico e por usuários de drogas, onde já se levantou até barraca de papelão no local próximo aos banheiros. E hoje, quem transita ou trabalha no entorno da praça não usa mais a bateria de banheiros construída no local, porque têm medo”, denunciou Marcial, alertando para o fato de que se nada for feito pelo poder público, em breve a situação chegará a um ponto que inviabilizará o comércio na região, prejudicando inclusive a presença da população em geral.
Outro ponto citado pelo parlamentar em seu discurso foi a Av. São Luís Rei de França, no Turu, que segundo ele, iniciada na última gestão do ex-prefeito Jackson Lago e concluída na administração do seu sucessor, Tadeu Palácio, se encontra com as calçadas deterioradas, precisando de ampla recuperação, não tendo passado por nenhuma manutenção desde a sua construção.
“Para quem gosta de praticar atividade física, São Luís é uma cidade com vários locais para esta atividade, como a Reserva do Itapiracó e Avenida São Luís Rei de França, que tem aproximadamente quatro quilômetros. E agora, que está na onda do ciclismo, que é o movimento que mais cresce nesta cidade, infelizmente, nenhuma obra nova de São Luís tem pista para ciclista”, pontuou.
Por fim, o vereador falou da entrada do bairro Tibiri, que apresenta problemas graves de infraestrutura, tendo virado um depósito de dejetos e com esgotos estourados, ameaçando a saúde da comunidade local. Falou, ainda, da Av. Sol Nascente, que liga o Planalto Turu até a MA 203, que é a estrada do Araçagy, cortando o bairro Sol Nascente por dentro. “Há uma ausência clara de quem fiscaliza o trânsito. Aliás, não é só nesta via. Qualquer avenida estratégica desta cidade é possível observar isto”, concluiu.