Principais demandas são segurança, adequação das vias e a educação no trânsito
Texto: Leandro Ferreira
A Câmara Municipal de São Luís realizou na manhã desta terça-feira, 10, uma reunião para falar sobre mobilidade urbana e o sistema cicloviário em São Luís. O encontro foi promovido pela vereadora Silvana Noely (Mais Brasil) e ocorreu na Sala Vip da Casa Legislativa, com a presença de representantes de diversos grupos de ciclistas e representantes de órgãos públicos ligados à mobilidade urbana.
Ao abrir a reunião, Silvana Noely informou que um dos motivos do encontro é ouvir as demandas das pessoas que usam bicicletas no trânsito da capital, seja para o lazer, locomoção ou trabalho, e pensar em soluções para a mobilidade. “O que for possível fazer, através de nosso mandato, transformar em requerimentos e indicações, assim nós o faremos”, disse.
No encontro, a ciclista Micheliny Gleuka, membro do grupo Bike Brothers, ficou responsável por apresentar as solicitações e demandas dos ciclistas de São Luís. “Em conversas com algumas pessoas levantamos algumas proposições e ideias. Nós viemos solicitar melhorias no que tange a segurança, adequação das vias e a educação no trânsito da nossa ilha e seu entorno”, ressaltou.
Entre as demandas apresentadas por Micheliny estão presentes a veiculação constante de campanhas educativas de trânsito, criação de um plano de mobilidade urbana, criação de ciclo rotas ligando as cidades da grande ilha, mais sinalizações verticais e horizontais nas principais vias da cidade, implantação de sensores redutores de velocidade na extensão da Avenida Litorânea, interdição parcial de vias da Avenida Litorânea durante o treino de atletas, no horário de 4h às 6 horas da manhã, entre outras sugestões.
Micheliny Gleuka também lamentou o falecimento do médico intensivista, Édson Soares, atropelado por um motorista enquanto pedalava em sua bicicleta na Avenida Litorânea. “No dia 29 de setembro, o ciclista que também era pai, médico, esposo, filho, tio, foi brutal e covardemente atropelado por um motorista que supostamente estava alcoolizado e fugiu sem prestar socorro. Diante de tantos casos já registrados esse ano, estamos aqui para que nossas reivindicações sejam acolhidas e posteriormente colocadas em prática”, frisou
O major do Corpo de Bombeiros e ciclista, Jackson Chevalier, se manifestou e acredita que a educação no trânsito deve ser trabalhada de forma mais intensiva nas autoescolas. “Seria interessante incrementar uma espécie de obrigação de curso de direção defensiva, e nesse curso conter a educação para o trânsito voltado ao respeito aos ciclistas. E também estar presente nas escolas de base e começar a passar essas noções de ciclismo”, comentou.
A coordenadora de trânsito da MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana), Adriana França, e o diretor administrativo do Detran-Ma, Francisco Caetano, também participaram da reunião e ouviram atentamente os pedidos dos ciclistas.
Na ocasião, Francisco Caetano informou que uma das medidas tomadas recentemente foi a inclusão de câmeras de monitoramento em alguns pontos da Avenida Litorânea, com tecnologia para acompanhar as movimentações e aplicar multas em condutores que cometem infração.
Por fim, Silvana Noely ainda informou que é autora de um Projeto de Lei que visa criar o Sistema Cicloviário de São Luís como incentivo do uso de bicicletas para o transporte na cidade, contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade sustentável. Trata-se do PL nº 073/21, que já foi aprovado em plenário e aguarda a sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD).