O parlamentar falou da importância da Câmara para a consolidação da democracia
Texto: Leandro Ferreira
Na sessão ordinária desta terça-feira, 14, o vereador Gutemberg Araújo (PSC) fez uma reflexão sobre democracia e sobre o papel e a atuação do Legislativo Municipal.
O parlamentar falou que é uma honra ser vereador de São Luís e poder representar mais de 1 milhão de habitantes. “Isso é um privilégio de poucos. Na eleição passada tinham mais de mil candidatos, apenas 31 se habilitaram. Nós temos que agradecer e reverenciar todos os dias a população de São Luís”, disse.
Gutemberg Araújo ressaltou que o Legislativo Municipal é um bom exemplo de democracia plena. “É uma Casa estritamente democrática. Todos nós vereadores fomos eleitos de forma democrática, todos temos autoridades aqui, todos nós somos presentes aqui. O que impera nesta Casa é a lei da maioria, independente que eu aprove ou não aquilo que está sendo discutido, mas eu tenho que respeitar”, frisou.
Ele comentou também sobre a atuação dos vereadores e ressaltou que o coletivo sempre deve ser priorizado nas discussões.
“Essa democracia, na minha análise, tem que ser uma democracia que a gente discuta o coletivo, ele tem sempre que superar o individual. As questões sociais e institucionais têm sempre que superar as questões pessoais. A câmara é uma Casa de discussão e de conflitos, ninguém tenha dúvida, mas é um conflito de ideias. Qual é a minha reflexão? Que todos os lados, quaisquer que sejam eles, explorem questões que nos unam, invés de buscar temas que nos dividam. Eu tenho muita esperança que todos nós juntos, cada qual com sua postura, cada qual com suas ideias, cada qual com com seu perfil político, possamos discutir cada vez mais os grandes temas da nossa sociedade”, pontuou o vereador.
Diabetes
Gutemberg Araújo informou ainda que hoje, 14 de novembro, é celebrado o Dia do Diabetes, campanha criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença.
“No Maranhão, só para terem uma ideia, nós temos mais de 600 mil pessoas com diabetes. É uma doença que quando controlada é possível viver uma vida saudável, mas o diabetes quando não é controlado atinge todo o nosso organismo dos olhos, coração, rins, parte sexual, atinge tudo. É importante que nós façamos a nossa triagem, sobretudo aqueles que já passaram de 45 anos”, concluiu.