O mês foi escolhido por anteceder período de estoques baixos da Hemomar.
Texto: Ascom
Ato simples, mas de grande importância, a doação de sangue salva muitas vidas. Porém, são comuns as campanhas para mobilizar e atrair voluntários, a fim de manter os estoques do Hemocentro da capital. Segundo informações do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue de forma regular. Situação que piorou durante a pandemia da Covid-19, quando o número de doadores caiu a média de 50%, e ainda não houve recuperação deste percentual. Para sensibilizar da importância deste ato, iniciativas na Câmara Municipal de São Luís reforçam à doação de sangue. As iniciativas também marcam ações pela Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.
O vereador Ribeiro Neto apresentou diversas propostas. Os projetos de lei do parlamentar tratam de incentivos para a doação fidelizada, incluindo a concessão do Certificado de Doador Fidelizado, que sugere prioridade em estacionamentos públicos para quem realizar doação e isenção da cobrança destes estacionamentos para este público. “Há muitas pessoas em hospitais, necessitando de uma doação de sangue para viver. Essas doações são essenciais para a manutenção dos estoques dos hemocentros. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas, assim como nossa consciência pode salvar vidas. Quem se enquadra no perfil de doador deve exercer esse ato humanitário”, enfatiza o vereador.
Pelo Projeto de Lei nº 0013/2023, terão direito ao documento, funcionários e clientes das empresas que possuírem o Selo Empresa Solidária com a Vida; os que realizarem três doações no período
de um ano; e quem estiver devidamente cadastrado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O doador poderá solicitar a emissão do certificado no próprio Hemomar. O documento tem um ano de validade e a renovação se dará anualmente, obedecendo aos critérios.
Além dos benefícios já garantidos aos doadores, pelas demais legislações pertinentes, empresas que incentivarem este ato junto a seus funcionários poderão se inscrever no Programa Nacional Selo Empresa Solidária com a Vida. O selo foi instituído pela Lei Federal nº 13.289, de 20 de maio de 2016. Da mesma forma, promotores de eventos culturais poderão conceder desconto ao doador fidelizado, com base na Lei Rouanet. “Entendemos que é importante que esse ato seja reconhecido, para estimular, ainda mais, o retorno deste doador e sensibilizar outros que queiram doar”, explica o vereador Ribeiro.
Em outra proposta, o parlamentar solicita que seja dada prioridade nos estacionamentos públicos ou privados, próximos a hospitais e centros de coleta públicos de sangue, a todas as pessoas que comparecem para realizar a doação. “Todo e qualquer local, onde seja realizada a coleta de sangue e que tenha um estacionamento privativo ou público, deverá priorizar o doador pelo estacionamento”, destaca Ribeiro Neto.
Para que seja concedida a prioridade do estacionamento, o doador de sangue deverá apresentar o comprovante – disponibilizado pelo hospital ou centro de coleta – de seu comparecimento com a finalidade de doação de sangue. O poder público deverá criar vagas de estacionamentos em espaços públicos próximos de hospitais e centros de coleta pública de sangue destinada ao estacionamento rotativo de doadores de sangue. Para a utilizar o estacionamento público, o doador deverá apresentar o comprovante da doação realizada.
Isenção em estacionamentos
Ribeiro Neto apresentou ainda, projeto que sugere que doadores de sangue sejam isentos da cobrança, em estacionamentos públicos e privados próximos a hospitais e centros de coleta públicos. Pelo texto, todo e qualquer local, onde seja realizada a coleta de sangue e que tenha um estacionamento privativo, deverá isentar o doador do pagamento pelo estacionamento.
Para que esteja isento da cobrança do estacionamento, o doador de sangue deverá apresentar o comprovante, disponibilizado pelo hospital e/ou centro de coleta, de seu comparecimento com a finalidade de doação. O projeto orienta que o poder público crie vagas de estacionamentos em espaços públicos próximos de hospitais e centros de coleta pública de sangue destinada ao estacionamento rotativo de doadores. Para o uso gratuito, o doador deverá estar com o comprovante.
Dia de doar
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação. O mês foi escolhido por anteceder período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.
Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada e distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.