Parlamentares destacaram a importância da valorização dos servidores da Câmara
Texto: Marine Palhano
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), os vereadores de São Luís votaram a favor da aprovação do Projeto de Resolução nº 120/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores públicos efetivos dos quadros de pessoal da Câmara Municipal.
A proposição estabelece, para os servidores anteriores à Constituição Federal, reajuste de 8,5% com auxílio de R$300,00. Para os servidores efetivos concursados, reajuste de 8,5%, aumento da gratificação em 100%, auxílio de R$300,00, anuênio de 2%, gratificação por qualificação de 10% para servidor de nível médio que apresentar diploma de graduação e gratificação por qualificação de 5%, 10,5% e 15% para especialização, mestrado e doutorado para servidor de nível superior.
Repercussão – No momento de discussão do projeto, antes da votação, os parlamentares se pronunciaram em apoio aos servidores, com destaque para o Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís (SINDISCAM).
“Os servidores da Câmara fazem com que nosso trabalho seja possível e fico muito feliz de poder fazer parte dessa história. Essa é uma conquista outorgada pelos 31 vereadores, com destaque para o presidente Paulo Victor que teve grande sensibilidade em relação a essa pauta.”, afirmou o vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil).
“Quero parabenizar o SINDISCAM pela luta participativa, fundamental para essa conquista. Vocês são importantes para o futuro desta Casa. O maior patrimônio da Câmara é o seu funcionário.”, declarou o vereador Marcial Lima (Podemos).
“Parabenizo o presidente Paulo Victor e parabenizo todos os servidores. O maior patrimônio desta Casa são vocês. Contem com meu voto.”, disse a vereadora Concita Pinto (PCdoB).
“Seria muito incongruente para a Câmara lutar pelos direitos dos servidores de outras instituições e não valorizar os seus próprios servidores. O mandato dos parlamentares é efêmero, mas os servidores fazem parte dessa instituição de forma definitiva. Hoje, a Câmara avança em valorização e reconhecimento dos seus servidores e dá exemplo.”, ressaltou o vereador Octávio Soeiro (Podemos).
“Há alguns meses, estive com os representantes do SINDISCAM e assumi o compromisso de que, a partir do momento em que o plano de cargos e carreiras fosse pautado, os servidores teriam meu apoio. Parabéns a todos os servidores da Casa!”, afirmou Álvaro Pires (PMN).
“Este é um momento marcante para esta Casa. Desde a realização do concurso público, tivemos avanços bastante significativos. Parabéns aos funcionários, plenário e presidente!”, declarou o vereador Astro de OGUM (PCdoB).
“De fato, hoje é um dia muito importante, momento de avanço, fruto de uma luta coletiva do sindicato e da gestão. Estou com meu coração feliz por saber que a Câmara avança em valorização de seus servidores.”, comemorou o vereador Marlon Botão (PSB).
“Estamos diante de um marco histórico com a aprovação do plano de cargos e carreiras para os funcionários da Câmara. Parabenizo a todos os servidores que, agora, poderão percorrer um caminho de evolução em seus cargos, por meio de seus méritos.”, enfatizou Umbelino Júnior (sem partido).
Os vereadores Fátima Araújo (PCdoB), Chico Carvalho (Avante) e o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT) destacaram que a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos beneficiará todos os funcionários da Câmara:
“Esse aumento não é somente para os servidores concursados da Câmara. Mas, contemplam os servidores que já estavam na Casa antes do concurso. Serão beneficiados diretamente mais de 250 servidores.”, esclareceu Jhonatan Soares (PT).
“Estou muito feliz em saber que, além dos concursados, os demais funcionários serão contemplados. Todos as pessoas que trabalham na Câmara merecem ser beneficiadas. Não fossem os servidores, esta Casa não funcionaria.”, afirmou Fátima Araújo (PCdoB)
“Parabenizo os funcionários da Câmara e o presidente Paulo Victor. Voto tranquilo nesse projeto de resolução, sabendo que todos os servidores serão contemplados.”, ressaltou Chico Carvalho (Avante).
Após a votação do projeto de resolução, o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PCdoB), falou sobre a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos:
“Os servidores estão sendo valorizados, estamos cumprindo nossa parte acordada. Parabéns aos vereadores que se empenharam, especialmente os vereadores Raimundo Penha, Coletivo Nós e Marcial Lima. Parabenizo os servidores. Se hoje estão alcançando essa conquista, é graças ao movimento e à luta de vocês!”, finalizou Paulo Victor.