As medalhas foram entregues a pessoas com currículos e trabalhos notáveis e que contribuíram para o desenvolvimento da capital maranhense no ano de 2023
Texto: Isaías Rocha
Quatro séculos de história não se constroem sem a colaboração de pessoas dispostas a fazer a diferença. Por isso, no mês em que completou 404 anos de existência, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na noite desta quarta-feira (20), uma solenidade de entrega da Medalha de Mérito Simão Estácio da Silveira, em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da na capital maranhense em 2023 nas mais diferentes áreas de atuação.
Na cerimônia, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSDB), foram agraciadas autoridades políticas e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A lista de homenageados inclui ainda médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos, além de personalidades que tenham colaborado com a cidade.
O chefe do Legislativo ludovicense iniciou o ato parabenizando os homenageados. “São pessoas que escrevem com suas trajetórias singulares, belas páginas de entrega, sacrifícios, dedicação, esforços, persistência, talento e amor, sem os quais a superação dos maiores desafios não é possível. Deixo aqui registrada a minha admiração por cada um dos homenageados”, frisou o parlamentar.
O vereador Edson Gaguinho (União Brasil) fez a indicação da medalha ao secretário Orleans Brandão, titular da Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Municipalistas (SEAM); e ao diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa (Alema) e presidente do MDB-MA, Marcus Brandão, que se sentiu lisonjeado com o reconhecimento pelo seu trabalho.
“Neste ano, os escolhidos e aqui presentes compõem o retrato fiel do espírito humanista que inspira a Medalha do Simão Estácio da Silveira, que leva o nome do patrono da nossa Casa”, declarou Gaguinho.
Hora de agradecer
Marcus Brandão agradeceu pela comenda e fez questão de elogiar a atuação dos vereadores da capital maranhense. “Para mim, é uma honra estar aqui e receber esta honraria da Câmara de São Luís. Especialmente, por compartilhar a trajetória de alguns vereadores, que contam com uma grande atuação em suas comunidades. Sinto-me na obrigação de compartilhar essa homenagem com aqueles que dedicam a sua vida pelo crescimento da cidade”, reconheceu.
Dedicação ao próximo
Outra homenageada, que fez questão de destacar a importância da homenagem na sua carreira profissional foi a terapeuta ocupacional Paula Renata Costa, que também externou sua alegria. Fundadora do Instituto Canção de Curar, Paula, que costuma se transformar na “Super PR” – espécie de heroína da vida real – para ajudar pacientes a enfrentar tratamento, agradeceu ao vereador Andrey Monteiro (Republicanos), pelo reconhecimento com a honraria.
“Estou muito feliz em receber esta medalha. Ela é a coroação de um trabalho voluntário junto a comunidades carentes iniciado em 2012. Meu objetivo sempre foi o de orientar e sensibilizar a sociedade sobre os reais ‘poderes dos super heróis da vida real’, que é salvar a vida de quem precisa de ajuda, especialmente as crianças. Sou muito grata ao vereador Andrey”, agradeceu.
Honra e alegria
A jornalista Andressa Miranda foi agraciada com a comenda, por iniciativa do vereador Marcial Lima (Podemos). Em entrevista, ela classificou o momento especial em duas palavras: honra e alegria. Além disso, Miranda também demonstrou muita felicidade com a homenagem da Câmara, por sugestão de um colega de profissão.
“Ser reconhecida por outro comunicador, com a maior comenda da Câmara de São Luís, me deixa mais feliz. A premissa que eu tenho é que o comunicador deve ter uma alta valorização, mas também deve andar irmanado com outros colegas. Por isso, muito me honra esse reconhecimento de um colega que tem uma cadeira no Legislativo”, disse.
Histórico
A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.
Veja mais fotos da entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira no link a seguir: https://photos.app.goo.gl/9YG3gKrweu75Amae8