Atividade fez parte das ações do Janeiro Branco
Texto: Leandro Ferreira
A Câmara Municipal de São Luís realizou na manhã desta quarta-feira, 17, uma roda de diálogos com o tema “Então é ano novo e o que a gente faz? Reflexões sobre ansiedade e estresse no início do ano”. Um dos objetivos do encontro foi discutir de que forma um novo ciclo pode afetar a saúde mental das pessoas.
O encontro ocorreu na Sala de Reuniões e foi ministrado pelos psicólogos Mauro Brandão e Ruan Ferreira. A atividade foi promovida pela Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional, em parceria com o setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia, e do Setor de Saúde e Assistência ao Servidor, por meio do Serviço Social.
Atividade
Na ocasião, os psicólogos aproveitaram o espaço de bate-papo para discutir de que maneira as mudanças e os ciclos da vida afetam a saúde mental das pessoas, seja de forma positiva ou negativa.
“O encontro foi muito favorável, as pessoas presentes participaram. Entender e acolher essas expectativas que temos é interessante para que a gente possa trabalhar de maneira mais efetiva. Nós percebemos a necessidade e a importância de momentos como esse para os servidores aqui da Casa, esse momento de acolhimento e de reflexão mesmo, sobre de que forma esses processos de expectativas geram estresse. A forma como administramos esses processos podem gerar seus efeitos, sejam eles positivos ou negativos, na nossa saúde mental”, disse Mauro Brandão.
Ele ainda acrescentou que prefere realizar atividades deste tipo por meio de uma roda de diálogos por ser um espaço mais aberto, que permite mais interações e discussões dos participantes. Durante a conversa, os participantes partilharam suas experiências e também suas expectativas para o ano de 2024.
O psicólogo Ruan Ferreira frisou que o calendário é uma criação da sociedade, mas que acaba tendo uma representatividade muito grande, pois marca o final e o início de um novo ciclo. “Esse momento tem uma representação enorme na vida da gente, por ser um momento que a gente para e vai avaliar o que fizemos e o que pretendemos fazer no próximo ano. É importante a gente perceber isso como um marco, um corte. Esse momento de avaliação do que passou e a expectativa do que está por vir pode gerar ansiedade e estresse”, disse.
Janeiro Branco
A atividade realizada esta manhã faz parte das ações em alusão a campanha nacional “Janeiro Branco”, que dedica o mês inteiro à conscientização da população sobre a promoção da saúde mental.
O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou até mesmo depressão.