Parlamentar fez apelo à gestão municipal, solicitando ações imediatas para resolver o problema.
Texto: Ascom
O vereador Marcial Lima (Podemos) se manifestou na Câmara Municipal de São Luís, durante sessão desta segunda-feira (4), para denunciar a situação da iluminação pública na capital. Segundo o parlamentar, a cidade enfrenta o problema da falta do serviço, desde novembro do ano passado, após encerramento dos contratos com as empresas concessionárias.
“Iluminação pública é segurança. Todos sabemos que o Brasil tem vários municípios com o chamado ‘fundo de luz’, uma taxa de contribuição da iluminação pública, que vai para as contas das concessionárias. E aqui em São Luís não é diferente. Nesse momento, vários caminhões da empresa contratada pela Prefeitura de São Luís estão com seus contratos encerrados e a população está sem o serviço”, pontuou Marcial Lima.
O vereador informou que ainda não foi designada instituição responsável pela manutenção da iluminação pública, o que resulta em uma situação precária, afetando diretamente a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Marcial Lima destacou que os débitos acumulados chegam a aproximadamente R$ 4 milhões, causando prejuízos não apenas à infraestrutura urbana, mas também aos cofres públicos.
O parlamentar alertou para a gravidade da situação, afirmando que os serviços de manutenção foram interrompidos e os funcionários – administrativos e operacionais – das empresas concessionárias não receberam suas indenizações. O vereador expressou preocupação com a situação dos trabalhadores, destacando a importância de garantir seus direitos trabalhistas e do retorno do serviço à população.
O vereador Marcial Lima, ao expor a situação, disse buscar chamar a atenção da gestão municipal e a sociedade para a urgência de soluções efetivas, diante do cenário. “Até hoje, os funcionários administrativos e alguns, operacionais, da empresa Alques, a antiga Citelum, não receberam indenizações, e a gestão municipal deve a estes trabalhadores. Ou seja, quem deve é a prefeitura, desde o mês de novembro”, apontou. Ele citou também a empresa FM Rodrigues, cujo contrato encerrou na última semana. Na ocasião, o parlamentar apresentou vídeo, veículos da empresa Alques, estacionados no pátio, da avenida do Aririzal, sem realizar suas atividades.
Marcial Lima fez um apelo à gestão executiva municipal, solicitando ações imediatas para resolver o problema e restabelecer o serviço. Ele destacou a necessidade de um planejamento da atividade que garanta a segurança dos cidadãos e também, a regularização dos débitos pendentes. “A falta de iluminação pública impacta, diretamente, na segurança dos cidadãos, mas também compromete a qualidade de vida da população e a mobilidade urbana”, sentenciou.