Parlamentar se pronunciou no Pequeno Expediente na sessão dessa segunda, 25.
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Francisco Chaguinhas (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para cobrar atendimento psicológico na rede municipal de saúde da capital maranhense. “Nós tivemos uma pandemia que deixou muitas sequelas de origem emocional. E a gente se pergunta sobre o porquê de não haver cobertura de psicólogos na rede pública municipal”, destacou o parlamentar na sessão ordinária desta segunda-feira (25).
O vereador usou como exemplo um caso de suicídio ocorrido neste domingo (24), na comunidade do Coqueiro – o terceiro na mesma rua, segundo relatou -, para apontar a urgente necessidade de um atendimento psicológico para a população da cidade.
“É preciso que o Conselho Regional de Psicologia faça um trabalho junto à Prefeitura de São Luís, como fez o Conselho Regional de Farmácia, que atualmente dispõe de farmacêutico durante os três turnos em todas as unidades de saúde do município”, pontuou.
“Nós não sabemos quanto sofrimento essas pessoas têm passado, a tal ponto de não terem a quem recorrer, levando-as ao suicídio”, disse Chaguinhas, lembrando que é preciso uma atenção especial nesses casos.
Ele reforçou que a população se viu atropelada por uma pandemia que ainda não acabou e que deixa uma interrogação quanto às suas futuras consequências no psicológico das pessoas, o que sugere uma atenção urgente do poder público, incluindo o Legislativo Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da própria sociedade.