Com período de chuvas, pneus podem ser focos de proliferação do mosquito da dengue
Durante a sessão ordinária da Câmara, nesta terça-feira (26), a vereadora Professora Eva (PSB) apresentou um requerimento solicitando, em caráter de urgência, a coleta de pneus acumulados nas borracharias de São Luís. A parlamentar destacou que os pneus podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue.
“Há uma necessidade urgente. Esse requerimento é resultado de uma demanda que me foi apresentada. Fui procurada pelo presidente da Associação dos Borracheiros de São Luís e pelas comunidades da Vicente Fialho, Vila Jiboia e Recanto Fialho, que estão com esse problema na porta de casa. Em várias borracharias, os pneus estão parados, expostos à chuva, acumulando água e, como sabemos, nesse período chuvoso que vai até junho, há um aumento no número de casos da dengue. É questão de saúde pública”, explicou.
Professa Eva falou sobre a dificuldade que os borracheiros enfrentam para descartar os pneus inutilizados. “Não há coleta dos pneus nas borracharias. Os pontos de coleta, os Ecopontos, só recebem quatro pneus por dia. E temos 463 borracharias dentro de São Luís”, informou.
A vereadora fez um alerta sobre o aumento nos casos de dengue no Brasil: “Amigos vereadores, o Brasil está chegando a uma crise sanitária prevista, mas estamos de olhos fechados. Se algo não for feito, poderá haver uma epidemia da dengue. Muitas crianças já morreram, como temos acompanhado nos noticiários”.
Ao finalizar seu discurso, Professora Eva destacou o papel do poder público diante do caso exposto. “É verdade que, às vezes, o poder Executivo não tem conhecimento de situações como essa. Cabe a nós, vereadores, que estamos nas comunidades, que recebemos as demandas do povo, expor esses problemas, tornando o poder público ciente. Em nome da Associação dos Borracheiros de São Luís, venho a essa tribuna requerer em caráter de urgência a coleta dos pneus, que a Prefeitura de São Luís, o serviço público de Saúde e o Comitê Gestor de Limpeza Urbana tomem providências”, concluiu a parlamentar.