O pedetista acrescentou que debate incentiva a criação de mais políticas públicas de inclusão
“Hoje é um dia em que, como educador, não poderia deixar de fazer o registro neste dia 2 de abril, do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU desde 2007, exatamente para conscientizar a população no sentido de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista”, disse o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) na sessão ordinária desta terça-feira (02), na Câmara Municipal de São Luís.
Ivaldo destacou a importância de se ter acesso a essas informações, porque, segundo informou, a cada 36 pessoas, uma nasce com essa condição, número que, de um modo geral, as pessoas não se dão conta. “As pessoas, muitas vezes agem de forma antipedagógicas em suas casas, porque não é fácil lidar com essa condição”, falou o vereador, lembrando que a disseminação das informações ajuda as próprias famílias a identificarem precocemente os filhos com autismo, para saberem como proceder nesses casos.
O pedetista acrescentou que sua fala foi no sentido de criar uma conexão com professores, educadores e com gestores, para incentivar a criação de mais políticas públicas de inclusão. Tenho vários amigos que lidam com essa situação em suas casas e não é fácil”, pontuou.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente Paulo Victor (PSB) pelo símbolo que, desde o primeiro dia de abril, identifica no maior painel da Casa o mês de conscientização do autismo, que é o “Abril Azul”. Ele finalizou sua fala com o slogan da Câmara de São Luís: “Inclua, aceite e compreenda. Juntos podemos construir um mundo mais inclusivo para todos”. E concluiu dizendo que gosta de ver que o Legislativo Municipal está bastante antenado com as pautas da cidade.