Moreira ressaltou que a mobilidade urbana engloba a acessibilidade, segurança e conforto dos deslocamentos diários dos cidadãos.
Texto: Ascom
Na sessão desta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Jearlysson Moreira (Avante) destacou a importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento e qualidade de vida da população. Em sua intervenção na tribuna, o parlamentar enfatizou a necessidade de garantir a infraestrutura das vias nos bairros da zona rural. Ele criticou a atuação da gestão executiva municipal e pontuou a mobilização dos vereadores para defender o direito da população.
Moreira destacou que “a liberdade de locomoção é um direito fundamental e assegurado a qualquer ser humano, e do qual trata a Constituição e a Lei Orgânica do Município” e conclamou os colegas de parlamento. “Nós, vereadores de São Luís, temos o dever de defender a dignidade das pessoas, e a mobilidade urbana está neste conjunto”, ressaltou.
Ele citou algumas comunidades que precisam de intervenção imediata e que, em sua avaliação, estão esquecidas pela gestão municipal. Entres estas, o Parque Brasil, situada próximo à estrada do Quebra-Pote, região que possui sete vias: avenida Principal e as ruas da Associação, do Povo, da Torre, da Caixa d’Água, do Sol e da Alegria. Em vídeo, apresentado durante a sessão, ele mostrou as condições do local e pontuou a importância de ações para melhorar a qualidade das vias. O parlamentar também pontuou a Rua 15 de Novembro, na Vila Itamar, que está prejudicada pela falta de infraestrutura e inviabilizando o acesso da comunidade aos serviços.
Moreira ressaltou que a mobilidade urbana engloba a acessibilidade, segurança e conforto dos deslocamentos diários dos cidadãos. Ele salientou que, falta ação da Prefeitura de São Luís para atender às comunidades da zona rural, que carecem de infraestrutura adequada. “Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na inclusão social”, reforça.
Em sua fala, o vereador enfatizou a necessidade de aprimorar as políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana, com fins a atender as demandas das diversas comunidades da capital, principalmente, da zona rural. O parlamentar pontuou ação da Prefeitura de São Luís, que criou uma subprefeitura para a atender as demandas dos bairros da zona rural, mas que não está promovendo as ações.
Ao finalizar seu discurso, Jearlysson Moreira alertou os demais vereadores para que se unam por uma São Luís mais inclusiva e acessível a todos. “O direito à mobilidade urbana deve ser garantido de forma plena e eficaz e nós, que somos os representantes do povo, devemos nos mobilizar por esta causa da garantia de direitos e acesso às comunidades da zona rural”, concluiu.