Solicitações foram feitas pelos vereadores Raimundo Penha, Eva Barros e Karla Sarney
Texto: Ascom
Com a finalidade de garantir um sistema de trânsito e transporte público mais adequados à população, vereadores da capital apresentaram propostas com foco no tema. De autoria de Raimundo Penha (PDT), Eva Barros (PSB) e Karla Sarney (PSD), os pedidos tratam da implantação de sinalização semafórica e inclusão no transporte. O objetivo é buscar soluções que tornem o deslocamento mais seguro e eficiente para todos os moradores da cidade.
Raimundo Penha, conhecido por sua atuação em questões de mobilidade urbana, destacou a urgência de investimentos em sinalização no trânsito. Ele apresentou solicitação para que seja incluído no Programa Travessia, o serviço de transporte gratuito que possibilite acesso a locais para prática de esportes e lazer. “Precisamos tornar o trânsito mais acessível e isso passa pela garantia deste transporte a todos os públicos”, afirmou. O pedido tramita na casa e foi encaminhado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Ressaltando a importância de medidas que priorizem o transporte coletivo, a vereadora Eva Barros solicitou a sinalização vertical (semáforo) na avenida do Aririzal, bairro Cohama, em frente aos Condomínios D’Italy. A solicitação também foi encaminhada à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A parlamentar defendeu “a necessidade de investimentos neste sistema, a fim de proporcionar mais conforto e segurança aos pedestres e também, a condutores. É uma questão de respeito ao cidadão e de valorização da vida”, declarou a vereadora.
Karla Sarney também apresentou proposta com foco na implantação de sinal semafórico. Seu projeto contempla a avenida dos Holandeses, trecho que dá acesso à avenida Nina Rodrigues, no Quintas do Calhau. Ela enfatizou a necessidade da promoção de políticas que incentivem o uso de meios de transporte sustentáveis. “Precisamos promover um sistema eficiente, eficaz e que ofertem um trânsito e um transporte adequado, seguro e acessível”, defendeu a parlamentar.
Além das propostas individuais, os vereadores têm buscado o diálogo com o poder executivo municipal e a sociedade civil para elaborar planos abrangentes e eficazes de melhoria do trânsito e transporte em São Luís. Com a união de esforços e ações concretas, é possível construir uma cidade mais acessível, segura e sustentável para todos os seus habitantes.