Pedidos são de autoria dos vereadores Chico Carvalho, Pavão Filho e Fátima Araújo.
Texto: Ascom
Com o objetivo de aprimorar as condições das feiras de São Luís, vereadores da Câmara Municipal apresentaram uma série de pedidos, propondo ações que possam beneficiar tanto feirantes, quanto frequentadores desses espaços comerciais da cidade. As propostas contemplam desde obras de construção e reforma, até a implementação de novas feiras livres. Os pedidos focam na melhoria das estruturas físicas destes locais e no impulso à economia local.
O vereador Francisco Carvalho (PSDB) apresentou proposta solicitando estudos técnicos que viabilizem a implementação de uma feira livre, na área em frente ao retorno da Igreja São Paulo Apóstolo, bairro Jardim Renascença. Carvalho destacou a necessidade de ampliar a oferta de feiras livres em diferentes bairros da capital. No pedido, ele sugere que o espaço funciona todos os sábados.
“É importante descentralizar o acesso aos produtos comercializados nas feiras, levando esses espaços para mais perto da população. Isso não só facilita o acesso a alimentos frescos e de qualidade, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais”, avalia Francisco Carvalho. A proposta também foi encaminhada à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
Pavão Filho (PDT) é autor de projeto que solicita a construção de novas barracas, em substituição à atual estrutura das feiras livres da capital. Ele ressaltou a importância de investimentos nas feiras, como forma de valorizar o comércio popular e promover a geração de empregos na região. “As feiras são fundamentais para a dinâmica econômica da nossa cidade. Precisamos garantir que esses espaços estejam adequados para atender tanto os feirantes quanto os consumidores, proporcionando condições dignas de trabalho e de compra”, afirmou.
Fátima Araújo (PCdoB) defendeu a importância de contemplar as demandas das feiras existentes, garantindo infraestrutura adequada e condições dignas de trabalho aos feirantes. Em seu pedido, ela solicitou que seja feita reforma da feira do bairro João de Deus e implantada estrutura mais ampla e adequada aos feirantes e demais comerciantes, para benefício dos consumidores.
“Muitas vezes, as feiras são o principal meio de sustento para diversas famílias. É fundamental que esses espaços recebam investimentos para melhorar as condições de trabalho e oferecer um ambiente mais seguro e higiênico para todos”, enfatizou Fátima Araújo. A solicitação foi enviada à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
As proposições levam ao debate sobre a necessidade urgente de medidas que contribuam, efetivamente, para a valorização das feiras da capital e na promoção do desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade.