A Câmara Municipal de São Luís manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da professora doutora e fitoterapeuta Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo.
Terezinha Rêgo deixa um grande legado para São Luís, para o Maranhão e todo o Brasil. Foi uma das mais influentes farmacólogas do país e seus tratamentos eram baseados em medicamentos naturais, sendo pioneira e reconhecida, nacionalmente e mundialmente, pelo estudo da flora medicinal do Maranhão.
A professora trabalhou por mais de 55 anos na formação de estudantes de farmácia e no estudo da medicina popular, por meio da fitoterapia. Mesmo após ter deixado a sala de aula e os laboratórios de pesquisa, Terezinha Rêgo continuou atuando no projeto de Fitoterapia no Herbário Ático Seabra, local que foi fundado por ela e onde estão catalogadas quase 11 mil espécies que caracterizam a flora do estado do Maranhão.
Terezinha Rêgo estudou plantas medicinais, catalogando mais de 10 mil e 800 espécies da flora maranhense, a maioria fruto do período em que morou na aldeia indígena Canela.
Homenagem- Em outubro de 2017, a Câmara Municipal de São Luís homenageou Terezinha Rêgo pelos mais de cinquenta anos dedicados à Pesquisa Científica, no estudo da Fitoterapia, Hortas Medicinais, Medicina Popular, Pré-Amazônica, Etnobotânica e Espécies Medicinais. A solenidade, realizada na Casa Legislativa, foi proposta pelo vereador Pavão Filho.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal presta solidariedade à família e amigos, expressando as mais sinceras condolências pela perda.