Parlamentar refletiu sobre o tema a partir da experiência catastrófica do Rio Grande do Sul
Texto: Suellen Soares
O vereador Wesley Sousa (PSB) subiu à tribuna na manhã desta segunda-feira, 06, para apresentar as demandas que têm recebido da população. Entre elas o plano de rastreamento das áreas sensíveis a alagamentos em São Luís.
Wesley chamou atenção para a situação do Rio Grande do Sul que sofre drasticamente com as chuvas intensas, ganhando repercussão no cenário nacional na última semana. Nesse sentido, o parlamentar cobrou providências para que a cidade evite transtornos futuros.
“São Luís não possui um plano de ação para estas regiões mais delicadas. Com toda a tecnologia a capital não faz o monitoramento dessas áreas e muito menos possui um plano de ação no sentido de mitigar estes danos”, declarou.
Ele citou que em outros momentos a cidade já teve problemas em decorrência do volume pluviométrico. E apontou a tendência que eles voltem a acontecer devido à falta de estrutura e à redução da zona de escoamento.
“Política é sobre a vida das pessoas e a cidade não ter esse plano é um grande desastre porque isso incorre em muitos momentos na perda de patrimônio. De ano a ano as pessoas que moram às margens precisam arrecadar tudo de novo”, afirmou.
Por fim, Wesley informou que já havia protocolado um projeto de lei no ano passado que trata da tema e que voltou a protocolar um novo projeto na quinta-feira passada que trata da Política de Emergência Climática de São Luís. A expectativa é que haja uma ampla discussão.
Outros temas
A falta de iluminação pública e o acúmulo de lixo também foram temas do discurso e os riscos que incorrem à segurança e à economia. Além da situação dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional que demandam a realização de concurso público.