Parlamentar cobra os valores do Fundo Municipal de Combate ao Câncer.
Texto: Ascom
O vereador Ribeiro Neto (Cidadania) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta terça-feira (7), para fazer cobrança de recursos no valor de R$ 10 milhões, para utilização em ações de combate ao câncer. Os valores são vinculados ao Fundo Municipal de Combate ao Câncer, matéria de autoria do parlamentar, que foi aprovado na casa Legislativa em 2022. O montante resulta de 3% da taxa de iluminação pública, constante no projeto e que se destina ao fundo.
Ribeiro Neto lembrou que, à época, a destinação do recurso a partir de porcentagem da taxa de iluminação pública foi vetada pelo executivo municipal, mas o veto foi derrubado pelos parlamentares. A proposta foi aprovada e publicada no Diário Oficial do Município. “Portanto, é um recurso cabível que está em vigor e precisamos saber onde estão esses valores. Se está sendo feita a transferência e a aplicabilidade. Esta é uma cobrança das comunidades, para a qual estamos dando voz, a fim de que o executivo municipal explique a questão”, enfatizou.
Ele relatou ter perdido a sogra e uma amiga, vítimas do câncer. O parlamentar também pontuou os números alarmantes da doença no país. “Em nome da minha sogra, da minha amiga que ajudou a elaborar esta proposta, e de todos os maranhenses que sofrem com esta doença, queremos resposta e que este projeto seja colocado em prática, sejam aplicados para salvar vidas”, enfatizou.
A proposta que criou o Fundo Municipal de Combate ao Câncer está entre as 80 de autoria do vereador, aprovadas na Câmara e é a primeira de sua legislatura, apresentada logo que assumiu o cargo. Pelo texto, o recurso deve ser transferido anualmente ao fundo.
Na ocasião, o parlamentar destacou a destinação de R$ 1 milhão, para compra de um mamógrafo digital beneficiando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís. O montante foi aprovado com apoio dos colegas parlamentares. “Esta não é uma causa só minha. É uma causa de todos os parlamentares, de toda a sociedade pela saúde pública de nossa cidade e de nosso estado”, concluiu Ribeiro Neto.