Tema foi destaque em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Texto: Ascom
O vereador Ivaldo Rodrigues (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta quarta-feira (5), para abordar o cenário de problemas relacionados ao meio ambiente. O parlamentar valeu-se do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, para destacar a pertinência do debate. Ivaldo ressaltou a importância desta data emblemática e instou a todos os setores da sociedade a unirem esforços na preservação do nosso planeta.
“É imperativo que gestores, empresários, sociedade civil, classe política e entidades ambientais estejam unidos nesse esforço monumental pela proteção do meio ambiente”, declarou Ivaldo Rodrigues, enfatizando a necessidade de cooperação em todos os níveis para enfrentar os desafios climáticos que assolam o mundo.
Ele ressaltou projeto de sua autoria, que virou lei, apresentado em 2011 e trata da preservação do meio ambiente. A norma permite que o poder executivo promova políticas públicas voltadas à redução do aquecimento global e mudanças climáticas. “Infelizmente, não temos informação que essas medidas tenham sido tomadas”, apontou.
Ivaldo também citou projeto de sua autoria para implantar o Parque Ambiental e Zoológico de São Luís, no Sítio Santa Eulália. “Estamos trabalhando por este tema e acredito ser necessário um espaço de conhecimento para nossos estudantes, jovens e população geral, aprender mais sobre o meio ambiente para poder preservar”, enfatizou.
Além de destacar a urgência de ações concretas, o vereador criticou o atual cenário ambiental no país. Com um tom firme, apontou as lacunas e falhas que têm permitido a degradação contínua de ecossistemas preciosos. “Não podemos ignorar a gravidade da situação. Precisamos de políticas mais eficazes, fiscalização rigorosa e um compromisso real com a sustentabilidade”, disse.
Políticas pró-meio ambiente
Na ocasião, o vereador Ribeiro Neto (PSB) colaborou com o tema e citou propostas de sua autoria que se referem a ações pelo meio ambiente da capital. Na lista, um Projeto de Lei que determina a instalação de lixeiras de descarte seletivo de lixo nas praças públicas de São Luís. Ribeiro apresentou ainda o projeto Composta São Luís, ação de incentivo à prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos em domicílios, instituições públicas e privadas em condomínios residenciais; e, também, sugere implantação de composteiras orgânicas em escolas públicas do município.
Outra proposta do vereador trata da criação de núcleo permanente de fiscalização e monitoramento das estações de tratamento de esgoto de São Luís. “São algumas contribuições nossas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, pois é um tema muito abordado em São Luís e em todo o mundo. É necessário que apresentemos propostas e possamos contribuir com políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente”, ressaltou.