Superlotação e falta de ambientes adequados para os alunos são algumas das principais queixas.
Texto: Acsa Serafim
Na sessão ordinária desta quarta-feira (5), o vereador Jearlysson Moreira (Avante) denunciou na tribuna da Câmara de São Luís as condições precárias de unidades de ensino da zona rural da cidade. No discurso, o parlamentar também apontou sobre as dificuldades em realizar fiscalização em instituições municipais.
“Muitas pessoas pensam que a gente vem à tribuna para se elevar politicamente, mas não. Estamos nesta casa denunciando as condições precárias das unidades de ensino. Na UEB Rosilda Cordeiro, no Quebra-Pote, os pais denunciam a superlotação e ausência de espaços adequados para os alunos”, afirmou.
Moreira pontuou que foi procurado pelos pais dos alunos da unidade de ensino, que relataram que, embora a escola tenha sido reformada há quatro meses, as medidas tomadas foram unicamente paliativas e não resolveram os reais problemas enfrentados. De acordo com o parlamentar, os pais afirmam que, em função da superlotação de alunos e da falta de espaço adequado, os estudantes assistem aula na biblioteca e, durante alguns dias, assistem de casa, por meio de um aplicativo.
“Além disso, eles não têm refeitório adequado para fazerem as refeições e precisam se alimentar nas salas ou no pátio. Também não há quadra de esportes. Por isso, venho a essa tribuna pedir que o líder de governo converse com o prefeito Eduardo Braide e encontre uma solução para essas mães que só querem condições dignas para suas crianças. Agradeço a todos os parlamentares que têm se disponibilizado para me ajudar nas fiscalizações”, concluiu.