Concita Pinto e Ivaldo Rodrigues parabenizaram o Governador pela iniciativa e lembraram que Paulo Victor, quando à frente da Cultura estadual, deu um novo olhar ao festejo.
Texto: Mirlene Bezerra
Em sessão ordinária, na Câmara Municipal de São Luís, vereadores repercutiram o início das festividades de São João no estado. Concita Pinto (PSB) lembrou o lançamento oficial do festejo junino pelo Governo do Estado, a ser realizado na tarde desta quarta-feira (5), e parabenizou o governador Carlos Brandão (PSB) pela iniciativa de investir nessa festa tão representativa da cultura maranhense.
A vereadora ressaltou o empenho do presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), quando esteve à frente da pasta da cultura estadual, para transformar os festejos juninos no que ela denominou de o maior São João do Brasil e do mundo. “Lembro quando a gente fez aquele cortejo na ponte do São Francisco, que estremeceu a cidade”, falou Concita, acrescentando que a festividade impulsiona a cultura e a geração de renda em todo o estado.
Em resposta ao comentário da vereadora, Paulo Victor reforçou o papel do evento para fomentar a cultura e a geração de emprego e renda – não só na capital, mas em todo o estado. “Eu pude ajudar durante um período, tanto no Carnaval quanto no São João, e pude identificar que esses eventos geram muito emprego e renda, sobretudo ISS para a capital”, disse o vereador, agradecendo a lembrança de Concita Pinto e parabenizando o Governador por investir nessa área.
O vereador Ivaldo Rodrigues também pediu a palavra para reverenciar o trabalho de Paulo Victor durante a passagem dele pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma). “Eu sei que foi um projeto ousado, que Vossa Excelência desenvolveu quando foi Secretário da Cultura. Muita gente até se surpreendeu positivamente com essa ousadia de tornar o São João e o Carnaval, efetivamente, um ambiente de turismo”, pontuou.
Ivaldo ressaltou que as pessoas têm uma tendência a diferenciar Turismo e Cultura, o que é um erro. “Nós temos uma cidade histórica, centenária, patrimônio cultural da humanidade e, que tem tudo para viver do turismo. E Vossa Excelência teve a coragem de fomentar o que é de mais precioso no nosso estado, que é a cultura”, observou o parlamentar. “Hoje nós temos uma cidade que agrega mais de 300 mil pessoas em cada festividade”, complementou.