Clássico atemporal, o veículo continua sendo o queridinho de muitos brasileiros
Texto: Mirlene Bezerra
Por iniciativa do vereador Dr.Gutemberg (Republicanos), São Luís poderá ter em seu calendário oficial o “Dia Municipal do Fusca”. A proposta foi apresentada em Sessão Plenária na Câmara Municipal de São Luís, na última terça-feira (11), quando foi encaminhada para análise da Comissão de Justiça.
Na oportunidade, o vereador saudou a presença de dez representantes de um grupo denominado “Fusqueiros da Ilha”, dentre os quais destacou o presidente, Henrique Frota, além do presidente e vice-presidente da Associação Maranhense de Veículos Antigos (Amava), respectivamente, José Moraes e Arnaldo Mubárack.
“Eles estão ali com as ‘máquinas’ estacionadas e, evidentemente, que depois da Sessão, quem quiser, pode fazer uma foto com essas relíquias que representam a história do automobilismo brasileiro”, disse Gutemberg. “Era meu sonho ter um fusca. Mas eu não sabia da dedicação que é necessária para se ter um”, complementou o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB).
A ideia do PL nº 126/24 é fixar uma data comemorativa municipal para esse, que segundo o parlamentar, é o ícone da indústria automobilística brasileira e mundial. “Centenas de milhares de pessoas aprenderam a dirigir ao volante do ‘velho e guerreiro Fusca’ e, outras tantas deram seu primeiro beijo dentro desse carro, que, por certo, de tão próximo, parecia um ‘membro’ da família”, observou.
Dr. Gutemberg lembrou que a data é comemorada em nível mundial no dia 22 de junho e em âmbito nacional no dia 20 de janeiro. A proposta é estabelecer o Dia Municipal do Fusca na capital maranhense no primeiro domingo de novembro.
História do Fusca
A história do Fusca começou na Alemanha, antes da Segunda Guerra Mundial, tendo se tornado um clássico atemporal. Com design clássico arredondado e o motor boxer, é o modelo único mais produzido da história e conta com seus mais de 60 anos de produção marcados por 21 milhões de unidades. O carro rodou o mundo com inúmeros nomes – os alemães chamam de Käfer, os norte-americanos de Beetle e os portugueses de Carocha.
Fabricado pela Volkswagen, no Brasil, o Fusca foi um modelo de inúmeras vidas e nomes, abrindo espaço para o utilitário Kombi e uma variedade de outros modelos nacionais com a mesma concepção básica. Dividindo o público entre suas versões 1.300 e 1.600, a álcool ou a gasolina, o modelo segurou firme até a chegada dos rivais Chevrolet Chevette, Ford Corcel e Fiat 147 até 1986, quando saiu de linha pela primeira vez. Mas tamanho era o carinho do público que ainda “renasceu” outras vezes até chegar à versão do ‘Novo Fusca’, com uma proposta mais esportiva que também saiu de linha em 2019.
O Dia Mundial do Fusca foi uma ideia do brasileiro Alexander Gromow, em 1995, para comemorar o modelo que foi eleito o carro do século. A data, especificamente, originou-se da assinatura do contrato entre a associação nacional da indústria automobilística alemã e Ferdinand Porsche para fabricar o Volkswagen (ou ‘carro do povo’, em tradução livre do alemão), em 22 de junho de 1934.