O pedagogo também já foi laureado com a Medalha Simão Estácio da Silveira
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís concedeu, nesta sexta-feira (21), o título de cidadão ludovicense ao ex-vereador Raimundo Basileu Pires Barros. A outorga do título foi proposta pelo vereador Jearlysson Moreira (Avante), e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa.
Natural do município de São João Batista, o pedagogo é reconhecido pela articulação e visão política que detém, tendo concorrido a uma vaga de vereador de São Luís nas Eleições Municipais de 2012, 2016 e 2020. Nos anos de 2015 e 2018, na primeira suplência, assumiu por breve período uma cadeira no Legislativo Municipal – uma vez pelo PSDC e, depois, pelo PRTB.
No pronunciamento de abertura da solenidade, Jearlysson Moreira disse que conheceu Basileu em um evento político e que, na oportunidade, pode testemunhar o compromisso do pedagogo com a população e com o município. “Há mais de 42 anos ele se dedica à política, tendo ajudado a eleger muitos candidatos. E creio que neste ano você vai conquistar uma cadeira na Câmara de São Luís pelo trabalho que tem realizado pela cidade”, falou, mencionando que o ex-vereador também já teve sua atuação reconhecida pelo Legislativo Municipal com a concessão da Medalha Simão Estácio da Silveira, por indicação de Beto Castro (Avante).
Basileu Barros se lembrou de sua origem em um lugar chamado Pedras, em São João Batista, e das dificuldades que enfrentou quando aos 10 anos mudou-se para a capital maranhense com o objetivo de estudar. Segundo o ex-vereador, foi no CEMA e na Escola Gonçalves Dias, unidades educacionais por onde passou, que se iniciou na política estudantil e daí nunca mais parou. “Tenho um direcionamento na minha vida: primeiro a comunidade”, declarou, acrescentando que vem lutando há muito tempo pelo sonho de ser vereador e ter mais condições de lutar pela população e pela cidade.
Também fizeram parte da mesa o vereador Tiririca do Maranhão (PL), a presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Efigênia Tavares; o presidente do diretório municipal do Avante, Júnior Nazaré; Elizabete Barros, esposa do homenageado; e, Robson das Freiras.