Ribeiro Neto é o autor da iniciativa.
Texto: Marine Palhano
O vereador Ribeiro Neto (PSB) é o autor do Projeto de Lei n.º 097/24, que institui o Programa de Apoio aos Obesos Mórbidos, que estejam inscritos para realizar cirurgia de redução de estômago em unidades da rede municipal de saúde.
A proposição prevê a disponibilização, aos pacientes de obesidade mórbida, de equipe multidisciplinar integrada por profissionais das áreas de endocrinologia, fisioterapia, psicologia, cardiologia, nutrição, assistência social, enfermagem e saúde bucal para realizar o acompanhamento de tratamento pré-operatório. O projeto de lei também inclui acesso gratuito a medicamentos necessários ao tratamento dos pacientes na fase pré e pós operatória.
De acordo com Ribeiro Neto, a iniciativa garantirá aos obesos mórbidos uma adequada preparação para a cirurgia bariátrica.
“Os benefícios apresentados pela cirurgia bariátrica vão além da grande perda de peso e estão relacionados com a melhora das doenças associadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, apneia do sono, etc., sem deixar de mencionar as vantagens em relação ao aspecto emocional do paciente, com aumento da autoestima e redução do risco de depressão, fatores que permitirão maior interação social e mobilidade. Ocorre que a fase pré-cirúrgica, não é tranquila. O paciente é uma pessoa com mais de 200 quilos de peso e situada na faixa entre 20 e 40 anos. Principalmente, é alguém necessitando submeter-se a rigorosos cuidados e acompanhamento médico”, explicou o parlamentar.
O projeto de lei foi encaminhado para análise das comissões de Justiça, Saúde e Orçamento da Câmara.