País enfrenta epidemia de dengue neste primeiro semestre de 2024
Texto: Leandro Ferreira
A Câmara Municipal de São Luís aprovou o Projeto de Lei nº 47/24, de autoria do vereador Umbelino Júnior (PSB), que visa instituir o Programa Municipal Todos Contra a Dengue, Chikungunya e Zika. O objetivo é coordenar e intensificar as ações de prevenção, controle e combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir as doenças.
Uma das medidas presentes no projeto é a realização de campanhas anuais de limpeza urbana focadas na remoção de potenciais criadouros do Aedes aegypti, envolvendo parcerias com empresas de gestão de resíduos e serviços urbanos.
Conforme a proposição, o município também ficará responsável por implementar sistemas de monitoramento e mapeamento das áreas de maior risco de proliferação do vetor, utilizando tecnologia de informação e comunicação para otimizar as ações de controle.
A proposição ainda prevê a adoção de tecnologias sustentáveis e ambientalmente seguras para o controle do mosquito, como armadilhas, repelentes naturais e o manejo ecológico de criadouros.
“O programa surge não apenas como uma resposta necessária para os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti, mas como um modelo proativo e integrado de gestão de saúde pública, fundamentado em quatro pilares essenciais: prevenção, controle vetorial, educação e mobilização comunitária, além de vigilância epidemiológica”, afirmou Umbelino Júnior.
A proposta apresentada pelo vereador é extensa e conta com muitas medidas para enfrentar o mosquito Aedes aegypti, que também é o vetor responsável por propagar a Febre Amarela Urbana.
Em tramitação na Casa Legislativa, o projeto se encontra em análise nas Comissões de Justiça e Saúde desde o dia 12 de junho.