A outorga dos títulos foi proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís concedeu o título de cidadão ludovicense ao carioca José Ricardo Marques e ao baiano Gilberto Oliveira Lins Neto. Resultado de propostas do vereador Ivaldo Rodrigues (PSB), a outorga dos títulos foi realizada em sessão especial, na manhã desta sexta-feira (28).
De acordo com Ivaldo, pelo aspecto institucional, as homenagens são mais pelas ações do que pelas pessoas em si.
“Quando se presta uma homenagem, é principalmente pela relevância do trabalho prestado à cidade. Gilberto é responsável por uma das mais estruturadas instituições do estado, que é a EMAP e, o Ricardo é uma pessoa que tem uma relação com a cidade muito importante – ele cuidou pessoalmente do Joãozinho Trinta, por exemplo, que é um ícone da cultura maranhense e brasileira e, um dos maiores artistas que o nosso país já teve”, disse, confessando-se honrado em ser o autor das proposições, aprovadas pela totalidade dos vereadores da Casa.
Ricardo Marques falou do seu orgulho em, a partir desse momento, ser considerado cidadão ludovicense. Natural do Rio de Janeiro, o homenageado pontuou que já tinha uma intimidade com a cultura de São Luís e que o fato de ter abrigado o carnavalesco maranhense Joãozinho Trinta em sua residência, durante seus últimos anos de vida, o fez aumentar essa proximidade e admiração pela cidade e suas belezas arquitetônica e cultural.
“Eu me sinto realmente, hoje, filho dessa terra e o título de cidadão honorário me faz, a partir de agora, ter uma responsabilidade maior, de estar cada vez mais atento às coisas de São Luís”, afirmou Ricardo, agradecendo à Câmara de Vereadores e, em especial, a Ivaldo Rodrigues.
O outro homenageado foi o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Oliveira Lins Neto, que declarou estar muito feliz com esse reconhecimento. “Sou natural de Alagoinhas, na Bahia, mas hoje minha alma é maranhense. Já recebi o título de cidadão maranhense. E, a proximidade de São Luís com Salvador é muito grande – nossos centros históricos são muito parecidos. Enfim, costumo dizer que em São Luís estou em casa”, destacou o homenageado, agradecendo a honraria.
Também fizeram parte da mesa os vereadores Jearlysson Moreira (Avante) e Álvaro Pires (PSB) e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil). A solenidade também contou com a participação da cantora, compositora, instrumentista, dançarina e produtora cultural Rosa Reis, que se apresentou em vários momentos, a exemplo da abertura, com a execução do Hino Nacional.