Pavão Filho, autor da proposição, declara que o título é um reconhecimento pela contribuição do professor à educação e à cidade
Texto:Mirlene Bezerra
Em sessão especial na tarde desta segunda-feira (1), a Câmara Municipal de São Luís concedeu o título de cidadão ludovicense ao professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Duailibe Barros Filho. A outorga do título foi proposta pelo vereador Pavão Filho (PSB) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa.
Natural do município maranhense de Imperatriz, Allan Kardec é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão, com mestrado em Information Engineering pelo Toyohashi University of Technology e doutorado em Information Engineering pela Universidade de Nagoya. Também carrega no currículo o título de pós-doutorado em RIKEN, pelo The Institute of Physics and Chemistry, no Japão.
Além de professor titular na UFMA, o homenageado é orientador em nível de mestrado e doutorado, atuando inclusive na Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Possui vários projetos de pesquisas em áreas do domínio da energia e engenharia elétrica, incluindo um PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência). É consultor da CAPES e editor associado da Signal Processing, além de servir como revisor de vários periódicos e conferências de referência internacional. Também já ocupou cargos de pró-reitor, diretor de pesquisa e de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“Eu vejo um grau que supera todos os títulos que aqui fizemos referência sobre a formação profissional do nosso jovem profissional Allan Kardec. Maior do que a sua formação de graduado, mestrado, doutorado e pós-doutorado, o seu maior grau, além destes, é a humildade”, ressaltou Pavão, acrescentando que chegou o dia de homenagear a ciência. Para o vereador, o título concedido ao professor é um reconhecimento à dedicação e capacidade intelectual do homenageado, que tanto tem contribuído com a educação e qualidade de vida da cidade.
Agradecendo a deferência, Allan Kardec disse acreditar que a homenagem que lhe foi direcionada é, na verdade, para a sua família, amigos e todos os seus companheiros de jornada e de lutas, muitos presentes à solenidade. “Isto aqui é uma homenagem da Câmara de São Luís para vocês. E eu recebo com muita humildade, como resultado de um trabalho coletivo, da luta de cada um de vocês – aqueles que me emocionaram, aqueles que me abraçaram, aqueles que me homenagearam”, concluiu.
Também fizeram parte da mesa o vereador Marcial Lima (PSB); o chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira; o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB); o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Barbosa; o vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares e o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Coimbra Renner. O vereador Marquinhos (União Brasil) também prestigiou a solenidade.