Data busca promover o ciclismo como meio de transporte sustentável e saudável
Texto: Acsa Serafim
Neste dia 14 de julho, São Luís comemora o Dia Municipal do Ciclista, data que visa promover a conscientização sobre a importância do ciclismo como meio de transporte sustentável, saudável e seguro, além de estimular o uso da bicicleta e promover o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres. Em São Luís, essa comemoração ganha um destaque especial ao incentivar a reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana e o bem-estar dos ciclistas.
O servidor da Câmara de São Luís, Gersony Ramos, iniciou as primeiras pedaladas em 2019, encontrando no ciclismo uma ferramenta para manter a prática de atividades físicas quando, por problemas de saúde, precisou evitar esportes de grande impacto, como a corrida e o futebol.
Gersony conta que, em 2020, durante a pandemia do Coronavírus, o ciclismo foi um dos seus maiores aliados para manter a saúde física e mental. “Foi nesse período que intensifiquei a prática, pedalando da Cohab até a praia do Calhau inicialmente, e depois me deslocando para lugares mais distantes, como Centro Histórico de São Luís, São José de Ribamar e Raposa”, relembra.
O servidor e ciclista explica que o ato de pedalar lhe traz benefícios físicos, como a tonificação muscular e a melhora do sistema cardiovascular, além de proporcionar uma melhor relação consigo e com os outros.
Perigo nas vias
Assim como Gersony, milhares de outros moradores de São Luís também fazem uso da bicicleta diariamente, seja para a prática esportiva ou para se locomover. No entanto, embora prazerosa, a atividade encontra muitos desafios no município, e os recentes acidentes que resultaram em mortes envolvendo ciclistas assustam quem deseja fazer uso das bicicletas nas grandes vias.
Um levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas aponta que São Luís é a quarta capital do país com a menor quilometragem de ciclovias, com apenas 40 km.
“A prática do ciclismo em São Luís ainda é um pouco perigosa devido a falta de estrutura nas vias, da falta de uma cultura de respeito com o ciclista no trânsito e de políticas públicas efetivas que beneficiem não só os praticantes do esporte, mas também os cidadãos que fazem uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho”, destaca Gersony Ramos.
Iniciativas na Câmara
Na Câmara de São Luís, os vereadores trabalham semana a semana para encontrar soluções para esses e outros desafios. Entre as mais recentes iniciativas está uma reunião, realizada no fim ano passado, para discutir a mobilidade urbana e o sistema cicloviário em São Luís, com a presença de representantes de diversos grupos de ciclistas e de órgãos públicos ligados à mobilidade urbana. No encontro, os parlamentares ouviram as solicitações e demandas de quem pratica o esporte.
Além de requerimentos e indicações sugerindo a criação de ciclovias, os vereadores também protocolaram projetos de lei, como o PL Lei nº 264/22, que propõe a instalação de suporte para bicicletas nos ônibus do transporte coletivo, de modo a incentivar o uso da bicicleta no trânsito de São Luís, provocando a consequente diminuição do número de veículos, e melhorias no tráfego.