Diversos setores da Casa se encontraram na manhã desta quinta-feira, 18, para debater o tema
Texto: Suellen Soares
A Câmara Municipal de São Luís, por meio do Departamento de Gestão da Qualidade, promoveu na manhã desta quinta-feira, 18, um encontro entre servidores para debater a melhoria da comunicação interna na instituição. A reunião de “Alinhamento da Comunicação Interna” contou com a participação de representantes da Diretoria de Comunicação, da Tecnologia da Informação (TI) e da Procuradoria para definição de estratégias.
A servidora Maria Furtado, representante do Setor de Qualidade, conduziu os trabalhos e explicou que a demanda foi identificada por meio das auditorias periódicas. “Estamos fazendo algumas auditorias nos setores da Casa, no sentido de diagnosticar quais melhorias podem ser implantadas. O objetivo da área de qualidade é manter a certificação ISO, isto é, o selo que atesta a qualidade da empresa de acordo com padrões internacionais”, declarou a servidora.
Entre os pontos discutidos estão o uso de wallpapers, o fortalecimento do uso do e-mail institucional disponibilizado pela Casa como principal ferramenta de informação, a elaboração de manuais e treinamentos de orientação e conscientização, e até a criação da rádio interna da Câmara.
Para Isaías Rocha, diretor de comunicação, a regulamentação desses procedimentos é imprescindível por se tratar de uma área estratégica para qualquer organização. “Talvez o setor mais complexo que tenhamos seja o da comunicação, pois uma comunicação com ruídos é prejudicial para todos os demais setores”, avaliou Rocha.
A Câmara detém a Certificação ISO 9001:2015 desde 2020, quando passou a implantar ações de modernização administrativa, como a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Segundo Maria Furtado, o certificado é regido por normas e procedimentos que devem ser verificados periodicamente, a fim de manter o selo.
A Comunicação Interna possibilita o relacionamento com o público interno, mantendo um fluxo de informação padronizado que garanta oportunidades para que todos falem e sejam ouvidos. Além disso, a CI atua na motivação, no estímulo, e na difusão dos ideais da instituição.