A homenagem foi proposta pelo vereador Marlon Botão
Texto: Marine Palhano
Na manhã desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal condecorou com o Título de Cidadã Ludovicense a assistente social, ativista e ex-vereadora de São Luís Creuzamar de Pinho.
Durante a sessão solene de outorga do título, o autor do decreto legislativo que originou a homenagem, vereador Marlon Botão (PSB), falou sobre a homenageada:
“Creuzamar de Pinho tem história de luta e militância; tem história de vida, sendo uma codoense que vem lutando e que sabe o que é ser uma mulher negra numa sociedade machista. Ela representa as mulheres, o passe livre estudantil, moradia digna e educação de qualidade. Hoje, São Luís ganha uma cidadã de respeito, uma pessoa que nos orgulha e que nos orgulhará ainda mais”, afirmou Marlon Botão.
Jhonatan Soares, co-vereador do Coletivo Nós (PT), destacou a atuação de Creuzamar de Pinho no período em que foi vereadora de São Luís, ocupando temporariamente a vaga do Coletivo Nós no Parlamento Municipal.
“Pelo pouco tempo que esteve nesta Casa, Creuzamar deu o tom. Ela é a autora da lei que cria a Política Municipal de Produção da Moradia por Autogestão, da Lei Municipal do Estatuto da Igualdade Racial e da Política Municipal de Combate à Violência Política. As proposições apresentadas por Creuzamar na Câmara são a causa da vida inteira dela. No Parlamento Municipal, ela foi uma voz incansável na defesa da luta pela moradia, igualdade racial e no combate à violência contra a mulher”, ressaltou Jhonatan Soares.
Após receber o Título de Cidadã Ludovicense, Creuzamar de Pinho lembrou sua trajetória e agradeceu pela honraria: “Vim de Codó (MA) para cá aos 13 anos de idade. Sou muito agradecida a São Luís por ter me acolhido e me oportunizado a inserção nos movimentos sociais. São Luís é minha segunda casa, é onde vivi maior parte da minha vida e construí tudo o que tenho hoje. Esse título representa todos os companheiros e companheiras que me ajudaram com muita luta e garra a consolidar os trabalhos que realizamos nesta cidade”, disse.
A homenageada
Creuzamar de Pinho tem uma trajetória de ativismo nos movimentos sociais, especialmente na luta por moradia, mulheres negras, quilombolas, de religiões de matriz africana e na luta sindical.
Ao longo da sua atuação política e de militância, ajudou a fundar importantes espaços e organizações de movimentos sociais para a cidade de São Luís e para o Maranhão, como o Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina dos Reis, a Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares, o Centro Educacional e Profissional do Coroadinho e a União por Moradia Popular do Maranhão.
Assistente social de formação, Creuzamar foi Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Popular do Estado do Maranhão e já atuou como Conselheira Municipal, Estadual e Nacional dos Conselhos das Cidades e Conselheira Estadual da Mulher, dos Direitos Humanos e da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão.
Em fevereiro deste ano, Creuzamar de Pinho tomou posse como vereadora suplente do PT, tornando-se a primeira líder quilombola a assumir uma cadeira no Legislativo ludovicense.