O objetivo do evento é contribuir para o aumento da conscientização sobre a doença e suas implicações, oferecendo informações valiosas sobre o tema para os participantes
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís irá promover na próxima terça-feira, dia 24, evento com o tema “Doença de Alzheimer: nós não esquecemos”. Organizado pelo Departamento de Saúde da Casa, o evento começará às 9h30, na sala VIP.
A psicóloga Ana Lúcia Azoubel, vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), será palestrante do evento. Além da palestra, também está prevista a realização de oficina e de teste cognitivo.
A iniciativa coincide com o Dia Municipal de Conscientização da Doença de Alzheimer, regulamentado na capital maranhense no dia 21 de setembro pela Lei 4.890 de 2007, que segue as datas dos calendários nacional e internacional sobre o tema, sendo setembro o Mês Mundial de Conscientização do Alzheimer. A ideia dos organizadores do evento é contribuir para o aumento da conscientização sobre a doença e suas implicações, oferecendo informações valiosas sobre o tema para os participantes.
Caracterizada como a forma mais comum de demência em pessoas idosas, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa a perda progressiva da função mental, sendo responsável por mais da metade dos casos nesta população. Contudo, em casos mais raros, também pode acometer pessoas mais jovens.
Iniciativas do Legislativo
Ao longo de décadas, o Legislativo Municipal tem contribuído com diversas iniciativas visando conscientizar a população ludovicense sobre o Alzheimer. A mais recente, ainda em tramitação na Casa, é um projeto de lei de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que visa instituir o Programa de Incentivo à Musicoterapia. Sob o nº 0194/24, o PL tem o objetivo de fazer um acompanhamento terapêutico complementar às pessoas com deficiência, lesões neurológicas e motoras, síndromes genéticas, transtornos do neurodesenvolvimento e Alzheimer.
A Lei nº 7.360, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer, foi outra iniciativa da Câmara de São Luís. Promulgada em 2023, a lei foi resultado de um PL de autoria do vereador Marcos Castro (PSD) que fixou o evento anualmente entre os dias 16 e 22 de setembro.