Medida visa dar visibilidade e valorizar mães que cuidam de crianças com deficiências ou síndromes raras
Texto: Leandro Ferreira
Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei de autoria do vereador Daniel Oliveira (PSD) que visa instituir no Calendário Oficial de Eventos de São Luís a Semana Municipal das Mães Atípicas.
Sob o nº 040/24, o PL prevê a realização de reuniões, palestras, seminários, feiras e demais atividades que abordem a promoção, visibilidade e valorização da mãe atípica na sociedade ludovicense.
Daniel Oliveira ressaltou que a vida de uma mãe que acompanha e cuida de uma criança com deficiência é cheia de desafios e obstáculos. “A vida em exaustão e sobrecarga não é realidade de poucas, mas de praticamente todas as mães atípicas. E, em uma sociedade que impõe o cuidado no âmbito familiar exclusivamente às mulheres, e a pandemia nos provou isso, estas mães podem estar nas piores condições físicas e emocionais e ainda haverá pessoas acreditando que não fazem mais do que a obrigação”, disse.
Segundo o parlamentar, é importante criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para as famílias e mães atípicas, além de garantir que as políticas públicas alcancem esse grupo.
“Por meio de oficinas, seminários e palestras, a Semana Municipal das Mães Atípicas quer mostrar à sociedade a condição destas mulheres, como elas vivem, que dificuldades enfrentam, como tocam suas carreiras e a vida pessoal sem rede de apoio, como o poder público pode atender estas mães, trazer uma rede de solidariedade e, principalmente, elaborar políticas públicas para oferecer cuidados às mães atípicas”, pontuou.
Ainda conforme a proposta, o evento deve ser realizado anualmente na terceira semana do mês de maio.
O PL foi apreciado em plenário e aprovado em 1ª votação na sessão ordinária do dia 14 de outubro.