As propostas contemplam ações para o fornecimento de água potável e a adequação dos sistemas de esgoto
Texto: Ascom
Com o objetivo de assegurar melhorias na qualidade de vida da população, vereadores apresentaram, em sessões da Câmara Municipal de São Luís, diversos pedidos voltados ao saneamento básico. As propostas contemplam ações para o fornecimento de água potável e a adequação dos sistemas de esgoto. Os pedidos reforçam a preocupação dos parlamentares com a saúde pública e o bem-estar dos ludovicenses.
A vereadora Karla Sarney (PSD) solicitou, em caráter de urgência, a perfuração e instalação de um poço artesiano na Travessa do Poço, nº 10, no bairro Recanto do Vinhais. A proposta tem foco em solucionar a recorrente falta de água na região. “É inadmissível que as comunidades ainda enfrentem problemas de abastecimento. A instalação desse poço é uma necessidade, na garantia de que as famílias tenham acesso à água potável, um direito básico”, enfatizou.
Solicitação apresentada pelo vereador Aldir Júnior (PL) pede que sejam realizadas limpezas nas galerias e canais de esgoto do bairro Cohab Anil III, especialmente na área ao lado do Ecoponto da Feira Livre. O pedido também foi encaminhado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Aldir Júnior observa que a falta de manutenção nas galerias tem causado sérios problemas de alagamento e saúde pública. “Precisamos agir rapidamente para evitar transtornos e garantir um ambiente mais seguro para nossos moradores”, alertou.
Andrey Monteiro (PV) solicitou à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) providências em relação a um cano estourado na calçada da rua do Arroz, bairro Coroado. O parlamentar aponta que o problema está causando desperdício significativo de água. “É urgente que a Caema resolva esse problema, o mais rápido possível. O desperdício de água é inaceitável, especialmente em tempos de crise hídrica. Precisamos de ações rápidas para conservar esse recurso essencial”, frisou.
Por sua vez, a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) enviou proposta solicitando à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) que sejam realizadas obras de infraestrutura na rua da Paz, bairro Vila Progresso. O pedido contempla ações de manutenção do sistema de escoamento e construção de uma galeria de esgoto.
“As condições de esgoto afetam diretamente a saúde da população. Precisamos garantir que as obras necessárias sejam feitas para evitar alagamentos e doenças que podem surgir da falta de saneamento adequado”, enfatizou Rosana da Saúde.
As propostas apresentadas destacam a importância do saneamento básico como um pilar para a saúde e qualidade de vida da população. A expectativa é que as demandas sejam atendidas com a urgência necessária, proporcionando melhorias reais e imediatas nas comunidades afetadas. A participação ativa dos vereadores nesse processo demonstra um compromisso com a solução dos problemas que impactam a vida dos cidadãos.