A proposta prevê a criação de ilustrações da tabuada nos degraus das escadas das escolas municipais.
Texto: Ascom
A matemática, uma das disciplinas indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes, é muitas vezes percebida como um grande desafio por parte das crianças. Isso ocorre, especialmente, quando se trata da memorização da tabuada. Para tornar este aprendizado mais dinâmico e prazeroso, o vereador Ribeiro Neto (PSB) apresentou o Projeto de Lei 182/2024, criando o programa “Escadas da Tabuada”. A iniciativa é voltada às escolas da rede municipal de ensino.
A proposta prevê a criação de ilustrações da tabuada nos degraus das escadas das escolas municipais, transformando estes espaços comuns em áreas de aprendizado interativas e lúdicas. Com isso, a ideia é que, ao subir e descer as escadas, os alunos possam visualizar e memorizar as operações matemáticas de forma natural, reforçando o aprendizado de maneira criativa.
Ribeiro Neto exemplifica que o desenvolvimento de habilidades matemáticas é importante para o sucesso educacional e profissional dos estudantes e, no entanto, muitos enfrentam dificuldades com a tabuada, que é um dos primeiros conhecimentos fundamentais a ser adquirido na trajetória escolar. “Por ser um conteúdo essencial para a realização de cálculos mais complexos, a tabuada precisa ser compreendida e decorada de maneira eficaz. O nosso projeto vem com a proposta de facilitar a essa memorização e tornar este aprendizado mais atraente, sobretudo para as crianças em fase de alfabetização”, reforça.
De acordo com o texto do projeto, a implementação das ilustrações nos degraus das escadas pode ser feita de maneira criativa, incorporando diferentes níveis de dificuldade nas operações matemáticas, de acordo com a série e a faixa etária dos alunos. Com a proposta, os alunos terão mais incentivo para praticarem a tabuada de forma autônoma, enquanto se deslocam pela escola. “A matemática, que muitas vezes é vista com receio, será tratada de maneira mais próxima e divertida”, complementa o parlamentar.
Expansão do programa
Além de ser destinado às escolas da rede municipal de ensino fundamental, o projeto ainda abre possibilidade para que as unidades da rede privada também possam aderir à iniciativa. A ideia é que o programa tenha um alcance amplo, beneficiando o maior número possível de estudantes.
“Queremos mostrar que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Com esse projeto, queremos transformar um momento que poderia ser de desgaste, como a memorização da tabuada, em uma atividade divertida e acessível”, explica o vereador.
Trâmite do projeto
O Projeto de Lei 182/2024 está atualmente em tramitação nas comissões de Justiça, Educação e Orçamento da Câmara Municipal.