Projeto de Lei busca valorizar a tradição centenária da comunidade de Porto Grande, fortalecendo as manifestações culturais e religiosas de São Luís.
Texto: Acsa Serafim
O Coletivo Nós apresentou o Projeto de Lei Nº 0158/2024 à Câmara Municipal de São Luís, visando declarar o “Festejo de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal do Porto Grande” como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.
A celebração, que ocorre desde 1924, é organizada pela comunidade tradicional ribeirinha de Porto Grande e completa, neste ano, seu primeiro centenário.
O festejo, iniciado pela moradora Maria José da Luz Silva, popularmente conhecida como “Maria Gordinha”, envolve uma série de ritos e celebrações em homenagem aos santos padroeiros, abrangendo ladainhas, procissões, batizados e apresentações folclóricas.
O ponto alto ocorre no dia 29 de junho, com a procissão marítima de São Pedro, uma tradição em que barcos de pesca percorrem o percurso do Porto do Encantado até o bairro do Coqueiro.
Além de valorizar o patrimônio cultural e a fé coletiva da comunidade, o projeto de lei propõe medidas para garantir a preservação dessa manifestação cultural, cabendo ao poder público a responsabilidade de apoiar e executar ações que assegurem a continuidade das celebrações.
O projeto segue em tramitação e está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).