O evento marca as ações da Casa legislativa pelo Novembro Azul
Texto: Ascom
Com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a relevância de cuidar da saúde de forma integral e contínua, a Câmara Municipal de São Luís realizou a live ‘A importância dos cuidados com a saúde integral do homem’. O evento, transmitido ao vivo na noite desta terça-feira (19), pelas redes da instituição, trouxe informações valiosas e dicas práticas para promover o bem-estar físico e emocional dos homens. Na ocasião, foi reforçada que a saúde também é uma responsabilidade masculina. A palestra foi um convite à reflexão sobre os cuidados preventivos e a saúde do homem como um todo, promovendo o autoconhecimento e a importância de adotar hábitos saudáveis no cotidiano.
A live foi conduzida pelo médico piauiense Tarcylio Esdras de Almeida Rocha, especialista na área de Medicina de Emergência; e mediada pela assistente social da Câmara, Karoline Rocha. Durante o evento, foram abordados temas como a prevenção de doenças, a importância da alimentação balanceada, a prática regular de atividades físicas e a necessidade de manter consultas médicas periódicas. O evento foi realizado pela Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional; pelo Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; e pelo Departamento Médico de Assistência aos Servidores, por meio do Serviço Social
A mediadora Karoline Rocha iniciou o debate citando leis, que passaram pela Câmara Municipal, que tratam do tema e constam no site da instituição. Ela destacou a necessidade de se quebrar estigmas que associam cuidados com a saúde ao enfraquecimento do homem. “O cuidado com a saúde não é sinônimo de fraqueza, pelo contrário, é uma forma de se fortalecer, de garantir uma vida plena e de qualidade. A ideia dessa live é justamente ajudar a tirar essas barreiras culturais e informar a todos sobre a importância de se cuidar.”
Com ampla experiência na área da saúde pública, o médico Tarcylio Esdras de Almeida Rocha enfatizou durante a live a importância da mudança de hábitos para garantir uma vida mais longa e saudável. “A prevenção é a chave para um futuro mais saudável. Muitas doenças podem ser evitadas com simples ajustes no estilo de vida, como alimentação saudável, exercícios físicos regulares e, acima de tudo, o acompanhamento médico periódico. É importante que os homens entendam que cuidar de si mesmos é uma forma de cuidar das pessoas ao seu redor”, explicou.
O médico enfatizou ainda que, cuidar da saúde não é um ato de vaidade, é um ato de responsabilidade. “A saúde masculina muitas vezes é negligenciada, e estamos aqui para mostrar que é possível prevenir muitas doenças com ações simples e cotidianas”, reafirmou.
Tarcylio Rocha é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Medicina de Emergência pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência. Além disso, possui mestrado em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza, e atua como gerente médico das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar.
A live teve participação do público, com interação ao vivo e perguntas feitas pelos internautas,
mostrando o interesse da população em buscar informações sobre como manter uma saúde de qualidade.
A Câmara Municipal de São Luís promoverá diversos outros eventos, marcando o Novembro Azul, mês que reforça os cuidados com a saúde do homem. “A Câmara está comprometida em continuar promovendo ações de conscientização e informação sobre temas de saúde e bem-estar e este mês, com atenção especial aos homens”, reforçou Karoline Rocha.
Prevenção para saúde
O novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. “No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado”, reforça o médico Tarcylio Rocha.
Ele reitera que o câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.