A honraria foi um reconhecimento à contribuição significativa do ator e produtor cultural para a cultura e as artes na capital maranhense
Texto: Mirlene Bezerra
Na última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de São Luís homenageou Wagner Jorge de Oliveira com o Título de Cidadão Ludovicense. Uma iniciativa do Coletivo Nós (PT), a honraria é um reconhecimento à sua contribuição significativa para a cultura e as artes na capital maranhense.
“É apenas um pequeno reconhecimento pela sua luta e pelo grande trabalho que tem exercido no município de São Luís, levando esse trabalho como propósito de vida”, disse o co-vereador Jhonatan Soares. Para o parlamentar, a honraria destaca não apenas a dedicação de Wagner à promoção das artes e da cultura em São Luís, mas também sua habilidade em construir pontes entre diferentes atores culturais, impulsionando a valorização artística local.
Em discurso, o homenageado lembrou que chegou à São Luís em 25 de julho de 2004, coincidentemente o dia da morte do Mestre Leonardo e que, depois de muitos percalços iniciais, foi trabalhar em bairros da periferia local, quando se apaixonou pelas pessoas, pela cultura e pela cidade. Confessando-se honrado por ser reconhecido como cidadão, Wagner agradeceu ao Coletivo Nós pela indicação e aos demais parlamentares pela aprovação do título e, citando grandes nomes da cultura local, aproveitou a oportunidade para pedir amparo aos artistas: “Como sou ativista, não posso estar aqui só agradecendo. Também quero pedir, reivindicar que os artistas sejam olhados, principalmente os mestres e mestras da cultura”
Com uma vasta experiência em São Paulo, estado natal, o ator e produtor cultural fincou raízes na capital maranhense em 2004, onde desde então tem se dedicado à valorização e o desenvolvimento cultural local. Entre suas diversas experiências na cidade, destacam-se a de gestor do Teatro Alcione Nazareth, em 2006; produção e curadoria em mostras de cultura e artes, como a Semana do Teatro no Maranhão, da qual foi um dos fundadores; e, produtor cultural do Casa d’Arte Centro de Cultura, na Raposa – região metropolitana de São Luís -, de 2014 a 2022.
Também já assumiu o cargo interino de coordenador de cultura no Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP) durante 4 meses, em 2017 e, desde 2023, está como Coordenador do Comitê Paulo Gustavo Maranhão e Membro do Comitê Nacional Paulo Gustavo.
Além do homenageado, fizeram parte da mesa os co-vereadores do Coletivo Nós, Eni Ribeiro, Raimunda Oliveira e Flávia Almeida.