A homenagem reconhece o trabalho dos profissionais para o desenvolvimento socioeducacional de São Luís
Texto: Ascom
A Câmara Municipal de São Luís foi palco de cerimônia que homenageou três personalidades no campo da educação. O Título de Cidadão Ludovicense foi entregue aos professores Terezinha das Neves Pereira Fernandes, Ana Lívia Bonfim Vieira e Wilson dos Santos Chagas, em reconhecimento às suas diversas contribuições na área. A homenagem foi proposta pelo Coletivo Nós (PT), que destacou a relevância do trabalho desses profissionais para o desenvolvimento social e educacional de São Luís. A solenidade contou com a presença de amigos, familiares e colegas de profissão.
A solenidade foi marcada por momentos de emoção e muito simbolismo. As falas foram de reconhecimento e gratidão pelas trajetórias dos professores homenageados e a importância do trabalho socioeducacional que desenvolvem para São Luís.
O co-vereador Jonathan Soares se emocionou na cerimônia, ao lembrar sua trajetória na busca de escola pública, após vir de Santa Rita para São Luís, e ter sido aluno do professor Wilson, um dos homenageados. O parlamentar destacou que os homenageados dedicam suas vidas para transformar outras, seja através da educação, da arte ou da política e, sendo assim, é uma “honra imensa para nós prestarmos esta homenagem a esses cidadãos, que tanto contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, declarou.
Os homenageados expressaram suas palavras de agradecimento ao Coletivo Nós. Ana Bonfim enfatizou a importância de São Luís para a História e ressaltou a dedicação de seus colegas e estudantes. “Este título é um reconhecimento do nosso trabalho em prol da educação e da cultura, e simboliza a necessidade de, cada vez mais, valorizarmos nossa história, que tanto tem a nos ensinar”.
Wilson Chagas pontuou o quanto é indispensável a junção da arte e da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Receber este título é uma honra e, mais do que isso, um reconhecimento da importância de nossa luta diária para proporcionar a jovens e crianças o acesso à arte e à educação. Isso transforma vidas”, frisou.
Compartilhando a experiência de vida dedicada ao serviço público e à militância política, Terezinha Fernandes ressaltou o reconhecimento do título como “resultado de muitas lutas e desafios, e também de muitas vitórias”. A professora agradeceu o apoio recebido em sua caminhada e à oportunidade em contribuir com o desenvolvimento de São Luís e população.
Dedicação e trabalho
Ana Lívia Bonfim Vieira, natural do Rio de Janeiro, é uma referência na área da História, especialmente no campo da História Antiga. Formada em História Social pela UFRJ, com mestrado e doutorado, a professora é reconhecida por sua dedicação à pesquisa e ensino da História Antiga, tendo realizado intercâmbios acadêmicos na Bélgica e na Grécia. Se mudou para São Luís, onde se tornou professora universitária e fundou o Laboratório de História Antiga da UEMA e o Observatório de História Antiga do Maranhão. Além disso, é responsável pela Lei 7.565/24, que institui o ensino da História Antiga nas escolas de São Luís. Ao longo de sua carreira, tem contribuído para a formação de historiadores e valorização da cidade.
Wilson dos Santos Chagas, natural de Buriti (MA), é um nome conhecido na educação e na cultura maranhense. Com 56 anos e mais de 20 anos de dedicação ao ensino, Wilson é gestor escolar e tem se destacado por seu trabalho de transformação social através da arte e da educação. Fundador do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR), promove atividades artísticas com jovens de escolas públicas, oferecendo alternativas culturais e combatendo a vulnerabilidade social. Sua atuação foi diferencial para que a escola se tornasse um exemplo de excelência educacional e referência no município. Além disso, é poeta e dramaturgo, tendo escrito poesias e peças teatrais, sempre com um olhar atento às questões sociais e à cultura popular.
Terezinha das Neves Pereira Fernandes, natural de Barreirinhas (MA), é uma mulher de uma trajetória de grande importância na política e na educação do Maranhão. Graduada em Letras e especialista em Gestão Pública Municipal pela UFMA, Terezinha ingressou no serviço público em 1982 e atuou como professora universitária, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e deputada federal entre 2003 e 2007. Além disso, foi candidata a vice-governadora em 2006 e ocupou cargos de destaque em governos, sendo Secretária Estadual do Trabalho e Economia Solidária e Secretária Estadual da Mulher. Militante do PT desde 1981, tem sido uma defensora das causas sociais, especialmente no que se refere à tributação na agricultura familiar e ao empoderamento feminino.
Homenagem
O Título de Cidadão é concedido à pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao município. Cidadão é toda e qualquer pessoa que atue na vida da cidade e de alguma maneira tenha contribuído ou contribua com a história do município. O Título de Cidadão Ludovicense é a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de São Luís.