A homenageada foi agraciada com o título por iniciativa do vereador Dr. Gutemberg (Republicanos), que exaltou sua trajetória de dedicação e contribuição à cidade.
Texto: Acsa Serafim
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de São Luís entregou o título de cidadã ludovicense à Dra. Regiane Carvalho Presot Madeira, em solenidade de iniciativa do vereador Dr. Gutemberg (Republicanos), através do Decreto Legislativo nº 107/24.
Durante a cerimônia, Dr. Gutemberg fez um discurso enaltecendo o papel da Câmara Municipal, uma das mais antigas do Brasil, na valorização de pessoas que têm impactado positivamente a sociedade.
“Essa casa tem obrigações constitucionais, e dentre elas está a missão de homenagear aqueles que contribuem para a nossa cidade. Este é um ato, sobretudo, de gratidão. Dra. Regiane é uma mulher brilhante, que inspira pela luta pela justiça e pela busca incessante pela redução das desigualdades, em especial as de gênero. Sua história é um exemplo para todos nós”, afirmou o vereador, destacando ainda sua admiração pela força das mulheres na sociedade.
Homenageada
Regiane Presot Madeira, natural do Piauí, é casada com o ex-prefeito de Imperatriz e atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Dr. Sebastião Madeira, e possui longa carreira no direito.
Advogada especializada em direito administrativo e empresarial, com sólida experiência acadêmica, é doutora em Direito pela Universidade de Buenos Aires e mestra pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente, ocupa o cargo de subprocuradora institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, além de atuar como consultora jurídica da Organização Pan-Americana de Saúde e do compliance da Empresa Maranhense de Administração Portuária.
Em discurso de agradecimento, a homenageada expressou gratidão pelo reconhecimento e destacou a relevância de sua ligação com a cidade.
“Esse título me dá mais energia e motivação para continuar trabalhando, lutando e produzindo. Receber esse acolhimento de São Luís é uma das maiores honras da minha vida e reforça ainda mais os laços que tenho com essa cidade que me acolheu de forma tão generosa. Minha trajetória sempre esteve pautada na busca pela justiça, na ética e no trabalho duro, seja como advogada, professora ou subprocuradora”, declarou Dra. Regiane, emocionada.
A cerimônia contou com a presença de amigos, familiares e colegas da homenageada, que celebraram a conquista e a importância do reconhecimento pela sua contribuição ao fortalecimento das instituições e à sociedade maranhense.