Solenidade destacou trajetórias de impacto social e cidadania em São Luís em uma noite marcada pelo legado de transformação e compromisso.
Texto: Acsa Serafim
A Câmara Municipal de São Luís encerrou o ano em uma celebração marcada pelo reconhecimento e pela valorização de trajetórias que fazem diferença na capital maranhense. Na noite desta quarta-feira (18), a entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira, maior honraria concedida pela Casa Legislativa, consagrou personalidades que dedicam suas vidas à construção de uma cidade mais inclusiva, justa e transformadora. A solenidade foi realizada no Palazzo Eventos, no Araçagy.
Na cerimônia, receberam a medalha 104 homenageados, dentre autoridades políticas, representantes dos poderes executivo e judiciário, servidores públicos e jornalistas, indicados pelos 31 vereadores.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), destacou a relevância do ato de reconhecer a trajetória de quem contribui positivamente com a cidade. “Hoje celebramos não apenas as conquistas individuais, mas os frutos de um esforço coletivo que transforma vidas e fortalece a identidade da nossa cidade. A Medalha Simão Estácio da Silveira é mais do que um reconhecimento; é um pacto pelo futuro de São Luís”, afirmou.
Honra e alegria
Entre os homenageados, o vereador Astro de Ogum (PCdoB) concedeu a honraria à jornalista Carla Lima, cuja trajetória no jornalismo político foi reconhecida como um exemplo de compromisso com a informação pública. Carla destacou o sentimento de alegria em ver reconhecida a importância de seu trabalho como ponte entre as instituições e a sociedade.
“Quando a gente trabalha com jornalismo político, não se pode perder de vista que o foco principal é a sociedade. Nosso papel é garantir que as pessoas saibam o que o parlamento e o judiciário, por exemplo, estão fazendo. Ser um mediador é a nossa função social como jornalistas, e uma homenagem como essa nos faz perceber que estamos no caminho certo. Nosso trabalho é levar informação, cobrar quando necessário, apresentar o que está sendo feito e, acima de tudo, informar a sociedade”, ressaltou.
Outra homenageada foi a jornalista Regina Souza, reconhecida por sua carreira no jornalismo televisivo. Ao longo dos anos, Regina se destacou por levar à sociedade informações relevantes e denúncias que provocam reflexões e mudanças, consolidando sua atuação como uma voz essencial no panorama da comunicação maranhense.
“É uma honra imensa a maior homenagem da Câmara Municipal. Me sinto profundamente lisonjeada pelo reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação e respeito aos
princípios democráticos. Estou sempre buscando a verdade, pois não acredito num jornalismo que faça o contrário disso, então é muito bom ver que quando fazemos um bom trabalho o reconhecimento vem”, pontuou.
Reconhecimento a quem trabalha pela Câmara
Na solenidade, as homenagens também se estenderam a quem faz o trabalho acontecer pelos bastidores. O fotógrafo Leonardo Mendonça, agraciado com a medalha, é servidor da Câmara e trabalha todos os dias para transmitir à sociedade o processo legislativo através da imagem. Leonardo foi homenageado por indicação do vereador Nato Júnior (PSB).
“Me sinto muito honrado, feliz e grato. Se eu chego a esse reconhecimento hoje é por causa de um trabalho que não se faz sozinho, se faz com todos, com muita gente, com amigos. Mais do que a medalha, embora soe clichê, a verdadeira honra é trabalhar pela Câmara e fazer amigos pelo caminho”, declarou.
Histórico
Criada pela Lei Orgânica do Município, e regulamentada pela Resolução 05/95 em 1995, a Medalha Simão Estácio da Silveira é a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de São Luís. Destinada a reconhecer personalidades locais, nacionais ou internacionais que tenham contribuído significativamente para o progresso e o bem-estar da cidade, a homenagem é outorgada anualmente, com cada vereador podendo indicar até três nomes por período legislativo.
Simão Estácio da Silveira, figura histórica que dá nome à medalha, foi o fundador e o primeiro presidente da Câmara Municipal de São Luís.