O programa busca combater o analfabetismo e promover o direito à educação
Texto: Acsa Serafim
Na sessão realizada no dia 16 de dezembro, o vereador Marlon Botão (PSB) apresentou o Projeto de Lei 277/24, que visa à criação do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no município de São Luís. A proposta foi encaminhada para análise nas Comissões de Justiça e de Educação.
Combate ao analfabetismo
Segundo dados da UNESCO e do IBGE, o Brasil ainda enfrenta índices alarmantes de analfabetismo, com mais de 11 milhões de pessoas acima de 15 anos incapazes de ler e escrever.
Entre as ações previstas pelo programa estão o incentivo à matrícula em escolas e cursos para jovens e adultos, além da realização de palestras e debates sobre a importância da alfabetização.
Nesse sentido, de acordo com o PL, o programa destacará a urgência do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a alfabetização, abordando a necessidade de promover o direito à educação de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância.
“O analfabetismo é uma ferida aberta no nosso país, resultado de um atraso histórico no campo educacional. Com este projeto, queremos não apenas erradicar o analfabetismo em nossa cidade, mas devolver a dignidade e as oportunidades para milhares de jovens e adultos que foram negligenciados pelo poder público no passado”, afirmou o vereador Marlon Botão.
O programa também contempla a criação de campanhas de chamamento e divulgação de vagas, bem como a celebração de parcerias com entidades privadas para sua implementação.