Câmara dá cidadania a professor que
trocou o Rio de Janeiro por São Luís
A dedicação do doutor em psicologia Jadir Machado Lessa aos habitantes da capital do Maranhão, seja transmitindo e facilitando o acesso ao conhecimento aos seus alunos nas salas de aula da Universidade Federal ou no seu gabinete como clínico tratando os pacientes que a ele recorrem fez com que a Câmara de Vereadores lhe agraciasse com o título de Cidadão de São Luís, na tarde desta segunda-feira, em sessão solene. A homenagem foi proposta pelo vereador Gutemberg Araújo Fernandes (PSDB) e contou com a aprovação unanime dos seus pares presentes à sessão que conferiu a distinção a este filho natural do Rio de Janeiro, mas que reside em São Luís já faz anos.
Gutemberg Araújo, médico e também professor daquela universidade, ao justificar a concessão da honraria ressaltou que o doutor Jadir contribui diariamente para a solução de angústias e do sofrimento das pessoas que a ele recorrem. “Vossa Senhoria, para chegar à excelência do conhecimento, muito se esforçou e agora tem o merecido reconhecimento. Abraham Lincoln tinha razão quando disse: não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento. Professor Jadir Lessa, São Luís lhe acolhe de braços abertos como seu novo filho”, concluiu.
Por sua vez, o novo cidadão de São Luís agradeceu a honraria, o acolhimento que teve quando nesta capital chegou, sobretudo pelos também doutores Natalino Salgado, ex-reitor da Ufma, e Sanatiel Pereira. Ele lembrou que quando desembarcou no aeroporto Cunha Machado e pisou o solo pela primeira vez sentiu-se como se estivesse em casa e desta terra passou a ter carinho e devoção.
“Desde que cheguei a São Luís percebi que minha alma sempre esteve à espera deste momento… … finalmente estou sendo adotado por São Luís, a cidade histórica mais significativa do Nordeste. Por isso, agradeço imensamente a esta Casa por me conceder o privilégio de poder me apresentar oficialmente como cidadão ludovicense”, salientou o homenageado.
FORMAÇÃO
Jadir Lessa é mestre e doutor em Psicologia Clínica e Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense e especialista em psicologia clínica pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Ele especializou-se também em terapias corporais pelo IBMR-RJ e é professor do Departamento de Psicologia da Ufma, sendo também coordenador na área de psicologia do Programa Ufma Sustentável.
À solenidade foram presenças marcantes o professor Natalino Salgado Filho, da Ufma, o vice-reitor da mesma universidade, Fernando Carvalho, a superintendente do Hospital Universitário Presidente Dutra, doutora Joyce Santos Lages, Irandi Marques Leite, membro da Academia Ludovicense de Letras, o médico Jorge Cateb, a esposa do homenageado, Simony Faria, professora de Psicologia na Uniceuma, e sua filha Ana Karolina Brito. Além destes, compareceram também ao evento muitos outros amigos e alunos do homenageado.
Texto: Cícero da Hora