Marcial Lima condecora ex-combatentes
com medalhas no quartel do 24º BIS
Uma formatura matinal, aglutinando parte da tropa marcou, na manhã desta quarta-feira (27), no quartel do 24º BIS, a solenidade em que o vereador Marcial Lima (PEN) condecorou, com a medalha Simão Estácio da Silveira, os ex-combatentes Simão Pereira, Ancelmo Alves e Bernardo Nascimento, únicos integrantes de um contingente de 145 militares maranhenses que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), na campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, que ainda estão vivos.
Aos 96 anos, os três ainda estão lúcidos e contam com detalhes como foi a campanha. O comandante do 24º BIS, coronel Marcus Vinícius, disse, em seu pronunciamento, que os três ex-combatentes representam a bravura e a coragem de um povo e que são considerados como verdadeiros heróis, uma vez que lutaram contra o Nazismo, regime implantado por Adolf Hitler e que originou no mais sangrento conflito da história da Humanidade.
Por seu turno, Marcial Lima destacou que os três ex-pracinha são autênticos heróis e que merecem o reconhecimento de um povo.
“A Câmara reconhece a coragem e o heroísmo de três personagens que fazem parte da história mundial. Foram atores de um período macabro, lutaram contra um sistema que ia de encontro à democracia, sobreviveram às tormentas e às incertezas de uma guerra. São, portanto personalidades do mundo e estamos aqui para render a nossa justa homenagem”, destacou o vereador.
A professora universitária Dilecy Adler se emocionou e foi às lágrimas, ao lembrar do pai, Francisco Alder (já falecido), que também esteve no teatro de operações da Segunda Guerra Mundial, integrando o grupo de pracinhas maranhenses.
“Somos filhos do pós-guerra. Foi um período muito duro, uma época que jamais poderemos esquecer e estes homens que estiveram no front são heróis do mundo, e jamais podem ser esquecidos”, assinalou, após ler um poema.
Por último, o professor aposentado Lúcio Cunha, da UFMA, e que integrou o Exército, disse que não se pode esquecer a dedicação dos ex-combatentes, que estiveram em refregas sangrentas na Itália, principalmente em Pistoia, Montese e Monte Castelo, num esforço das tropas aliadas para livrar o mundo do Nazismo.
“Eles ajudaram a vencer o Nazismo, são homens arriscaram a vida e escreveram parte de uma triste história. E são hoje, testemunhas vivas de uma época que jamais passará despercebida, pelo que representou para a Humanidade”, disse Lúcio Cunha.
Anualmente, no mês de dezembro, cada vereador condecora três personalidades com a medalha Simão Estácio da Silveira. A solenidade coletiva este ano aconteceu no dia 19, no auditório da Fiema. O vereador Marcial Lima, preferiu entregar as comendas aos seus homenageados, no quartel do 24º BIS, até para evitar a demorada solenidade da Fiema, por conta da avançada idade dos três ex-combatentes, que já enfrentam problemas de locomoção.
Texto: Da Assessoria do Vereador