Coronel Pereira ganha cidadania
de São Luís por atuação na PM
A dedicação exemplar do coronel da Polícia Militar José Frederico Gomes Pereira na proteção e segurança dos moradores da capital o fez ganhar da Câmara Municipal de São Luís, nesta terça-feira (29), o título de Cidadão de São Luís, em sessão solene. Ele nasceu em Juazeiro da Bahia, fez carreira no Exército em Recife, depois foi deslocado para o Pará e desde 1991 ingressou na Polícia Militar do Maranhão. A iniciativa da honraria foi do vereador Paulo Victor (Pros) e contou com a aprovação de todos os vereadores presentes à sessão que apreciou a matéria.
O evento foi presidido pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB), secretariado por Paulo Victor, com o auxílio do colega Raimundo Penha (PDT). Também estavam presentes os vereadores Cezar Bombeiro (PSD) e Marcelo Poeta (PCdoB), além de vários coronéis, majores, capitães, sargentos e a Banda da Polícia Militar, cuja corporação teve seu comandante geral, coronel Jorge Luongo, representado pelo coronel Barcelos.
Ao justificar a concessão do título, Paulo Victor frisou que o coronel Pereira, no exercício dos seus comandos na Polícia Militar demonstrou grande senso do dever e noção clara da missão a cumprir, contribuindo esplendorosamente com a sociedade. O homenageado chegou a comandar a PM, oportunidade em que, segundo destacou o vereador, possibilitou a redução do índice de homicídios e de assaltos a banco no Estado, além de promover a maior apreensão de drogas do país. “É por tudo isso que estamos aqui hoje para entregar esta benemérita homenagem a este baiano que já é maranhense e a partir de hoje é também ludovicense”, arrematou.
CONCORDÂNCIAS
Os vereadores Cezar Bombeiro, Marcelo Poeta e Ricardo Diniz elogiaram a iniciativa de Paulo Victor, reafirmaram que o coronel é digno da honraria, inclusive deram exemplos da excelente condução que ele teve à frente de seus comandados, e concluíram declarar ao militar admiração pelo trabalho desenvolvido pela segurança da sociedade em geral. O coronel Barcelos, por sua vez, reconheceu com de grande relevância a honraria da Câmara ao colega que dedicou quase três décadas de trabalho a São Luís. Pereira também foi felicitado pela coronel Augusta Andrade e pelo grão-mestre da Maçonaria Ubiratan João de Castro.
Após tais declarações, o militar reformado subiu à tribuna, agradeceu a Câmara e aos vereadores pelo reconhecimento, exaltou a Polícia Militar, lembrou que seus membros às vezes pagam com a vida o trabalho que realizam em favor da segurança da sociedade e nem sempre desta obtêm reconhecimento.
O coronel disse que na Polícia Militar tentou dar o seu melhor à frente da tropa ou de batalhões que comandou e que ainda teve a chance de articular a Maçonaria para promover a defesa de militares que responderam a processos e acusações por mortes que resultaram dos enfrentamentos aos que levantaram armas contra a força.
Ao final, o coronel Pereira contou que São Luís o chamou a atenção quando aqui chegou por suas grandes variações de marés, pelos sobradões e casarões azulejados, pela população acolhedora, pelo encontro de bumba-bois no João Paulo, no dia de São Marçal, e pela variedade de sons e ritmos.
“Fiquei duplamente feliz pelo título de cidadania e pelo modo como fui escolhido, já que esta é a terceira vez que vejo o vereador Paulo Victor. Ele certamente, para propor esta homenagem, procurou investigar minha vida e encontrou motivos para a concessão. Este título eu guardarei no melhor lugar de minha casa”, concluiu.
Texto: Cícero da Hora