Dr. Gutemberg Araújo fala sobre a saúde do homem e o fim da
participação dos médicos cubanos no ‘Programa Mais Médicos’
Novembro Azul é o mês de reflexão para a saúde do homem, em especial para a luta contra o Câncer de Próstata. Em pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, o médico cirurgião e vereador Dr. Gutemberg explicou quais são os exames preventivos para cada faixa etária na vida do homem e destacou a importância do diagnóstico precoce, inclusive os exames para combater o Câncer de Próstata.
“O Câncer de Próstata é o segundo que mais mata entre os homens. Chamo a atenção para os homens, a partir dos 45 anos, para deixarem o preconceito de lado e fazerem os exames: PSA (exame de sangue) e o toque retal. Eu não conheço nenhum homem que fez o toque retal e ficou com a masculinidade comprometida. Mas conheço muitos homens que se recusaram a fazer o exame e morreram de câncer de próstata. O diagnóstico precoce, salva vidas”, afirma Dr. Gutemberg.
‘PROGRAMA MAIS MÉDICOS’
Em outro momento, Dr. Gutemberg falou sobre a saída dos médicos cubanos no programa federal ‘Mais Médicos’. Para o Dr. Gutemberg, a decisão do Governo Federal de terceirizar a saúde básica brasileira para outro país, é uma ação equivocada.
“Em média se formam 30 mil médicos no Brasil, por ano. Entretanto, é vital a criação da carreira de médico, melhores condições de trabalho, aumentar recursos federais para a atuação básica. Ainda nesta visão do pacto federativo, é preciso enviar mais recursos para municípios menores”, destaca Dr. Gutemberg.
O parlamentar, médico cirurgião do Aparelho Digestivo e de Obesidade há mais de 30 anos e professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, lembrou ainda que se ele fosse trabalhar em outro país, precisaria fazer o REVALIDA (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos).
Texto: Da Assessoria do Vereador