Nesta terça-feira (06), o vereador Paulo Victor (PCdoB) apresentou o projeto de lei n° 062/21 que institui a meia entrada para jornalistas, radialistas, repórteres fotográficos e cinematográficos, em estabelecimentos públicos e/ou privados de entretenimento. Por meio do PL, fica assegurado o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor cobrado pelo ingresso nesses locais.
Segundo o vereador, “é importante garantir este direito aos profissionais da Comunicação. Este gesto fortalece o compromisso com a transparência e a democracia, pois, o trabalho desempenhado por estes profissionais é fundamental para conhecimento público”.
A justificativa do projeto de lei diz que este não visa trazer privilégio às categorias compreendidas, mas, sim, dignificar e incentivar a promoção de cultura e lazer na cidade, possibilitando aos profissionais abrangidos, maior acesso a espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos e às atividades sociais e recreativas, na medida em que divulgam e ajudam a promover informações de interesse público, prestando um serviço de considerável importância para a sociedade.
O projeto foi encaminhado para as Comissões de Justiça, Esporte e Lazer, Comunicação e Orçamento da Câmara, seguindo o trâmite de análise para, em seguida, voltar a ser novamente apreciado pelo parlamento. “Dignificar o trabalho da classe em questão, é estar a favor da comunicação e do maior acesso às informações por parte da população de nossa cidade. Compreendo eu que, com este direito assegurado, tais profissionais poderão, assim, promover a divulgação de agendas culturais e esse gesto fortalece o conhecimento público das pessoas” afirmou Paulo Victor.